Descobertas duas novas espécies animais na Madeira
A Madeira tem agora duas novas espécies de briozoários, minúsculos animais invertebrados marinhos e filtradores.
"Com os nomes de Crisia noronhai sp. nov. and Amathia maderensis sp. nov., as novas espécies aparecem agrupadas a colónias, podendo ser confundidas com corais e até mesmo com algumas algas", revela a ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação.
Os briozoários desempenham um papel fundamental nos ecossistemas marinhos, filtrando a água e promovendo a biodiversidade. A descoberta vem provar que as águas da Madeira têm uma grande diversidade biológica, o que vem reforçar a importância de programas de monitorização, incluindo a monitorização de espécies não indígenas. ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação
A ARDITI explica que estes pequenos invertebrados foram descobertos a colonizar substractos artificiais durante amostragens do programa de monitorização de espécies não indígenas implementado pela equipa do MARE-Madeira/ARDITI desde 2013.
O estudo foi liderado pela instituição, tendo as espécies sido descritas por Javier Souto, perito neste tipo de organismos e que colabora há muito tempo com o MARE-Madeira/ARDITI.