Madeira

Dia Aberto na Quinta da Caldeira na Camacha

None

No passado dia 8, decorreu o 'Dia Aberto na Quinta da Caldeira', onde foi apresentada à comunidade a parceria entre o CRESCER – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil e a Quinta da Caldeira. Com a presença de Bruna Gouveia, de Joana Xavier, de Rubina Silva, de Filipa Freitas e de Luísa Gouveia em representação das diferentes entidades Regionais da Saúde, Educação e Ambiente, foram dados a conhecer os objectivos do projecto.

Este dia contou com várias actividades para as crianças, desde jogos tradicionais, brincadeiras ao ar livre, exploração da natureza, alimentar os animais da quinta e montar a cavalo. Para os pais que acompanharam as crianças, para além de poderem ter conhecimento sobre o objectivo desta parceria foi realizada uma palestra sobre a importância do Brincar, tendo como prelectora a professora doutora Ana Marques.

A Quinta da Caldeira, situada na Estrada Municipal da Achadinha, nº 139,  Camacha, para além de disponibilizar aulas de equitação, disponibiliza um serviço privado de equitação com fins terapêuticos (EFT). Esta terapia é direccionada para as crianças com patologias do neurodesenvolvimento, sendo realizada em parceria com o CRESCER – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil.

À parte das sessões de EFT, e pela envolvência da Quinta da Caldeira, com a presença de outros animais para além dos cavalos, este projecto tem também como objectivo promover o desenvolvimento da relação entre as crianças e os animais, permitindo desta forma desenvolver e reforçar todos os benefícios inerentes ao contacto entre ambos. Aprender a cuidar, incutir responsabilidade, criar empatia e todos os benefícios resultantes do contacto com os animais também poderá ser alcançado no âmbito deste projecto.

E foi com o objetivo de potencializar ainda mais estes benefícios e poder promover actividades lúdicas ao ar livre, que nasceu: ‘Crescer a brincar … Um dia na Quinta da Caldeira’.  Estas actividades permitem à criança vivenciar várias experiências diversas, desde oficinas sensoriais, actividades de equitação, de exploração da natureza, experiência no cuidado dos animais e acima de tudo permitir à criança o brincar livremente.