'ES.CU.TO' divulga programa de actividades no Museu Henrique e Francisco Franco
O Museu Henrique e Francisco Franco acolhe, este mês de Julho, diversas actividades da programação do projecto 'ES.CU.TO' (Espaço Cultural para Todos), do Departamento de Cultura da Câmara Municipal do Funchal para a temporada 2022/2023, dedicado à educação e mediação cultural.
Hoje, dia 12, tem lugar naquele espaço, a actividade 'A pegada artística dos irmãos Franco', com 13 utentes do Centro de Dia de Câmara de Lobos.
Para amanhã (dia 13 de Julho) estão agendadas outras três actividades: duas sessões de 'Sentidos em Alerta', primeira das quais com 20 crianças dos 6 aos 8 anos do ATL Santa Luzia, às 10 horas; a segunda realiza-se, às 11 horas e 30 minutos, para 25 crianças e jovens do Centro Comunitário do Palheiro Ferreiro.
No sábado, dia 14 de Julho, pelas 14 horas e 30 minutos, tem lugar a iniciativa 'Do outro lado da paisagem', com 15 utentes do Centro Comunitário de São Gonçalo – Sociohabita.
A 18 de Julho tem lugar mais uma sessão do 'Roteiro pelo estatuário de Francisco Franco', pelas 10 horas, destinado a 20 crianças dos 9 aos 10 anos do ATL Santa Luzia. A 21 de julho, no mesmo horário, repete-se a actividade, desta feita para 25 crianças do ATL Maria Eugénia do Canavial. Depois, pelas 14 horas e 30 minutos, tem lugar 'Sentidos em Alerta', integrada nas Férias ativas de Machico.
No dia 24, pelas 10 horas, dá-se nova encenação de 'Sentidos em Alerta', com 20 crianças dos 9 aos 10 anos do ATL Santa Luzia e, pelas 15 horas, é a vez do 'Roteiro pela estatuária pública de Francisco Franco'. Respectivamente, direciona-se para 20 crianças dos 9 aos 10 anos do ATL Santa Luzia e para 22 utentes da Universidade Sénior de Machico. No dia seguinte tem lugar novo roteiro, mas pelas 10 horas da manhã.
Um dia depois (a 25 de Julho), pelas 14 horas e 30 minutos tem lugar a actividade 'Fora da Tela', com 15 utentes do Centro Comunitário São Gonçalo Sociohabita e, a 26 de Julho, mais um 'Roteiro pela estatuária pública de Francisco Franco', às 10 horas para 25 crianças do ATL Maria Eugénia do Canavial.
As últimas atividades do mês estão reservadas para o dia 27 de julho, mais concretamente com dupla sessão do 'Mistério da obra desaparecida', para dois grupos de 25 crianças do ATL Princesa Dona Amélia, às 10 horas e às 14 horas e 30 minutos respeCtivamente.
O programa de educação e mediação cultural do Departamento de Cultura da Câmara Municipal do Funchal tem como objectivo "transmitir conteúdos e conhecimentos, proporcionar memoráveis ocasiões de partilha e de reflexão em torno da arte, da história, da literatura, da música e do teatro", realça uma nota daquele departamento.