5 Sentidos

Orquestra despede-se com concerto de Mario Stefano Pietrodarchi, sob a batuta de Gianluca Marcianò

Espectáculo terá lugar no dia 15 de Julho, no auditório do Centro de Congressos da Madeira, pelas 18 horas

Ensaios da Orquestra Clássica da Madeira para o concerto do fim da temporada 2022/2023 
Ensaios da Orquestra Clássica da Madeira para o concerto do fim da temporada 2022/2023 , Foto OCM

A Orquestra Clássica da Madeira despede-se da Temporada 2022/2023 com um concerto que promete ser "mágico e fascinante", ao som do tango, com destaque para o repertório do compositor Astor Piazzolla, ao qual se irão associar outros compositores italianos da actualidade. Para dar vida a esta obra, a orquestra irá apresentar-se com o acordeonista e bandoneonista Mario Stefano Pietrodarchi, sob a direcção do Maestro Gianluca Marcianò.

Este concerto terá lugar no auditório do Centro de Congressos da Madeira, no próximo domingo, dia 15 de Julho, pelas 18 horas.

Este especial Concerto de Fim de Temporada será dedicado ao músico e compositor Astor Piazzolla, de ascendência italiana, nascido em Mar del Plata (Argentina) a 1 de Março de 1921, e falecido a 4 de Julho de 1992, em Buenos Aires.

Piazzolla, durante a sua vida, foi visto como o “assassino do tango” e só muito mais tarde, após a sua morte, foi finalmente reconhecido como “um herói argentino, o músico que reinventou a música popular portenha e a fez ecoar pelo mundo” segundo o El País. Astor Piazzolla é reconhecido por ter dado um grande contributo para a popularização do bandoneon, instrumento que começou a soar não apenas nos salões de dança, como também nas salas de concerto. Este é o motivo que levou à direcção artística da Orquestra Clássica da Madeira a convidar o famoso acordeonista e bandoneonista italiano Mario Stefano Pietrodarchi para actuar com no concerto de dia 15, sendo esta a terceira vez que conta com o talento deste extraordinário solista.

 Mario Pietrodarchi continua a realizar digressões pelo mundo, apresentando obras adaptadas ao instrumento, assim como criações musicais de vários compositores escritas propositadamente para ele. De acordo com os críticos, "cada actuação de Mario Pietrodarchi é diferente da anterior e os espectadores enchem a sala para se deleitarem com a magia encantadora e misteriosa do som do instrumento e a energia do intérprete, tão conhecidos em todo o mundo".

Este concerto conatrá ainda com a especial participação da jovem acordeonista madeirense Inês Ornelas, laureada em vários concursos nacionais e internacionais, aluna do 1º ano do Curso Profissional de Instrumentista do Conservatório, Escola das Artes da Madeira, sob a direção do professor Slobodan Sarsevic.

A Orquestra Clássica da Madeira congratula-se, a propósito, com "esta capacidade de reconhecer o mérito e apoiar os jovens talentos".

Esta participação será em conjunto com Mario Stefano Pietrodarchi em duo acompanhados pela OCM.

Quanto à direcção do concerto, esta caberá ao italiano Gianluca Marcianò, maestro que tem sido cada vez mais procurado para dirigir Orquestras no Mundo, desde a sua estreia na ópera com a Ópera Nacional da Croácia em 2007, e elogiado pela Sunday Times pela sua “infalivelmente teatral e idiomática direcção".

Para este concerto tão especial, a Orquestra irá apresentar-se com uma formação sinfónica, além dos 43 instrumentistas fixos, no âmbito do acordo entre a Associação Notas e Sinfonias Atlânticas, na qualidade de gestora da Orquestra Clássica da Madeira e o Conservatório, Escola Profissional das Artes da Madeira, Engº Luiz Peter Clode, a Orquestra Clássica da Madeira irá integrar na sua formação orquestral alguns alunos finalistas e alunos que transitam para os 2º e 3º anos do curso profissional de instrumentista.

Fica aqui o convite para todos, quer seja um espectador regular de concertos orquestrais, ou simplesmente à procura de uma experiência diferente. Este concerto, com obras de Astor Piazzolla, Nino Rota, Giuseppe Sangeniti e Roberto Di Marino, promete cativar e encantar o público, e proporcionará um fim de tarde perfeito de (re)encontros, vivências e de fortes emoções para todos. Consuma cultura e enriqueça-se através das nossas propostas e estéticas musicais que temos para vos oferecer! Norberto Gomes, director Artístico da Orquestra Clássica da Madeira

Os bilhetes têm o custo de 20 euros (com desconto para crianças, jovens e seniores) e podem ser adquiridos na Loja Gaudeamus, do Colégio dos Jesuítas, na Ticketline ou na bilheteira do Centro de Congressos da Madeira (no dia do concerto, a partir das 16 horas).

Para os alunos e formandos de todas as áreas artísticas do Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira a entrada é livre, mediante apresentação de cartão de estudante e disponibilidade da sala.

PROGRAMA

Astor Piazzolla [1921 - 1992] - Tangazo

Nino Rota [1911 - 1979] - Omaggio a Federico Fellini

Giuseppe Sangeniti [n 1987] - Giulietta Spider, Giulia

Astor Piazzolla [1921 - 1992] - Soledad

Astor Piazzolla [1921 - 1992] - Sur

Roberto Di Marino [n 1956] -  Eolia

Astor Piazzolla [1921 - 1992] - Le Grand Tango