Quarenta e tal anos de olhos fechados
Ultimamente, têm aparecido umas vozes a falar em habitação social, defendendo – agora – políticas que promovam a aquisição ou arrendamento de casas a preços sociais e mais não sei o quê?!!!… Onde é que será que andou esta gente nos últimos 40 e tal anos?
Nenhum governo – e disso ninguém terá dúvidas – implementou e concretizou tantas ajudas à habitação como na Madeira. O Governo Regional, para além dos vários bairros sociais que construiu ao longo de 40 e tal anos (sendo senhorio de perto de 10% das casas na Região), concedeu vários apoios à habitação cooperativa e recuperação de imóveis degradados, permitindo que largas centenas de famílias pudessem ter casa própria ou alugada a um preço social.
Em nenhuma outra parte do país se pode encontrar uma política tão efetiva de apoio à habitação social. Agora, que fica perto das eleições, toca a “cascar” a torto e a direito. Mas, o povo tem memória, sobretudo os milhares de pessoas que tiveram e têm teto à conta dos apoios do Governo Regional.
Era bom que esta gente se “espertasse”, porque com mentiras não vão lá. O povo tem memória.
Jorge Almeida