Projecto Assimetrias Musicais leva concerto ao Palácio de São Lourenço esta sexta-feira
Começou esta segunda-feira, 10 de Julho, a quinta edição do Projecto Assimetrias Musicais - Homenagem a José Manuel Teixeira, nas instalações do Centro de Férias do Inatel no Santo da Serra. A iniciativa terminará com um concerto no Palácio de São Lourenço na próxima sexta-feira, 14 de Julho, às 21 horas.
Este projecto é composto por um programa de formação intensiva, que se iniciou às 9h00, de ontem. Os participantes foram recepcionados no Centro de Férias do Inatel no Santo da Serra, onde irão permanecer durante cinco dias. No cumprimento de um horário detalhadamente organizado, na parte da manhã vão realizar-se aulas específicas de técnica instrumental, estudo individual das obras musicais e execução de ensaios por naipes orientadas pelos respectivos líderes de naipe da Banda Militar.
Já na parte da tarde, serão realizados os ensaios gerais tutti da grande Orquestra de Sopros formada pelos Músicos Filarmónicos participantes e pela Banda Militar da Madeira. Depois seguir-se-ão outras atividades musicais e extramusicais, antes da hora de jantar e do recolhimento.
Como referido, o programa termina com um concerto no Palácio de São Lourenço, que congregará um conjunto diversificado de elementos músicos executantes e em palco estarão representadas várias Bandas Filarmónicas da RAM, alguns Músicos Convidados e todos os Profissionais Músicos Militares da Banda Militar da Madeira, onde será apresentado todo o trabalho conjunto realizado e se poderão ouvir a interpretação de diversificadas obras musicais, entre elas a Marcha José Manuel Teixeira propositadamente composta pelo Sargento Ajudante Músico Eduardo Brito na Homenagem da Associação de Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira (ABFRAM) realizada ao José Manuel Teixeira, no XXXVI Encontro Regional de Bandas Filarmónicas da RAM.
A ABFRAM, no âmbito do seu plano de actividades, organiza ainda um Curso de Direcção de Banda e Orquestra de Sopros, onde para este Concerto convidará um Maestro Formando para dirigir uma obra musical.
O programa, a direção musical e a coordenação geral do concerto estará a cargo do Maestro e actual Chefe Titular da Banda Militar da Madeira, o Tenente Luís Afonso.