Madeira

“Boa obra pública é para continuar”, afirma Célia Pessegueiro

None

No dia em é assinalado o 445º aniversário da freguesia dos Canhas, a presidente do Município da Ponta do Sol, Célia Pessegueiro, fez o balanço dos investimentos estruturais levados a cabo na freguesia e adianta que é para continuar com “a boa obra pública”.

A autarca revelou também que, ao contrário do que muitos governantes dizem, a Câmara Municipal da Ponta do Sol investe e vai continuar a investir na freguesia dos Canhas, explanando um conjunto de obras recentemente concluídas e outras que estão em fase de execução.

“Ao longo dos últimos anos, a nossa preocupação na freguesia dos Canhas foi o conforto e a qualidade de vida dos munícipes, apostando em obras que têm impacto no seu bem-estar e segurança”, frisou, dando como exemplos a reabilitação de veredas e asfaltagem de diversas estradas municipais, o alargamento e renovação da rede saneamento básico e ainda construção de novas centralidades e espaços de interesse turístico.

Dos vários investimentos explanados pela autarca, destaca-se a grande requalificação do cemitério dos Canhas, a requalificação do polidesportivo da Escola EB1/PE de Carvalhal e Carreira, a construção de canais de drenagem na Levada do Poiso e no Vale e Cova do Pico, a construção das pracetas das Eiras e Fregueses Novos, e ainda o alargamento e requalificação da rede saneamento na freguesia.

A presidente da autarquia adiantou que nos próximos dias será inaugurada a Casa de Colmo da Torre, também ela localizada nos Canhas, deixando o convite à população, revelando que aquele “será um espaço que servirá para preservar e promover o artesanato local”.

Célia Pessegueiro reforça mesmo que “são obras como a da Casa de Colmo da Torre que dão mais beleza ao nosso concelho”, destacando a importância da criação destes espaços para a dinamização cultural e turística.

A autarca aproveitou para anunciar que está a decorrer o concurso público para o alargamento da rede de saneamento na zona dos Salões e a asfaltagem das estradas afetadas pelo desvio do trânsito pesado da ER209.

“A boa obra pública é para continuar colocando sempre em primeiro lugar as necessidades e anseios da população, tendo sempre como objetivo máximo a garantia do seu bem-estar, segurança e qualidade de vida”, concluiu.

Em 6 anos, a Câmara da Ponta do Sol transfere mais de 280 mil euros à Junta dos Canhas

Desde o início de funções do atual executivo liderado por Célia Pessegueiro, a Câmara Municipal já transferiu quase um milhão de euros para as Juntas de Freguesia do Concelho, sendo que os Canhas receberam mais de 280 mil euros. Célia Pessegueiro fala numa clara aposta na descentralização de competências, com a correspondente transferência dos meios financeiros adequados.

“Desde o início do mandato que aumentamos os apoios às juntas de freguesia, tendo como orientação o princípio da não discriminação, a descentralização de competências e o respeito pela autonomia das freguesias. Nos Canhas, falamos de um aumento de 38% desde de 2017 até ao presente ano”.

Célia Pessegueiro refere ainda que “a junta de freguesia dos Canhas recebe do Governo Central cerca 91 mil euros anuais”, acrescentado que “ficamos orgulhosos em reforçar o orçamento da junta com mais de metade desse valor, mais 48 mil euros anuais. Isto significa que um terço do orçamento da junta é garantido pela Câmara Municipal da Ponta do Sol”.

O contrato interadministrativo entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia dos Canhas tem o compromisso de utilização dessas verbas na construção, reparação e limpeza de veredas, caminhos pedonais, levadas e miradouros, na colocação ou reparação de varandas e varandins e na recuperação de mobiliário urbano na área da freguesia.

No momento, para além da presidente Célia Pessegueiro, estiveram presentes o vice-presidente Sidónio Pestana, a vereadora Cláudia Canha e o presidente da Assembleia Municipal da Ponta do Sol, Carlos Coelho.