Ribeira Brava inicia rastreio do cancro colo do útero
O concelho da Ribeira Brava iniciou hoje o rastreio do cancro colo do útero. No concelho são elegíveis para rastreio 762 mulheres na faixa etária preconizada (freguesia da Ribeira Brava: 472; Campanário: 238 e Serra de Água: 52).
Os rastreios serão realizados de forma organizada pelos médicos de família e a convocatória será realizada através do Centro de Saúde.
Entre 2018 e 2020, foram diagnosticados 48 casos de cancro do Colo do Útero na Região Autónoma da Madeira. A realização deste rastreio visa detectar precocemente, no sentido de aumentar a sobrevivência e a qualidade de vida das utentes.
O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, visitou esta tarde o Centro de Saúde da Ribeira Brava, por ocasião do Rastreio do Cancro Colo do Útero.
A realização do rastreio oportunístico do cancro do Colo do Útero já iniciou na RAM há alguns anos e, em agosto de 2022, deixou de ser oportunístico e passou a ser de base populacional, com o arranque de forma organizada nas freguesias do Jardim da Serra e do Porto da Cruz.