Casa da Madeira do Norte celebra Dia da Região com apresentação de livro e concerto
A Casa da Madeira do Norte assinalou este sábado, 1 de Julho, o Dia da Região e das Comunidades Madeirenses com a apresentação do livro 'Mulheres da minha ilha, mulheres do meu país' de Ana Cristina Pereira e com o concerto da artista Mariana Camacho, "duas madeirenses de gema".
A celebração, que decorreu na sede da instituição, no Porto, teve início à moda madeirense, com poncha e bolo do caco. Seguiu-se a apresentação da obra, que contou com a moderação de Ana Filipa Oliveira, da Associação para a Cooperação entre os Povos, e participação da autora do livro, Ana Cristina Pereira, de João Teixeira Lopes, do departamento de Sociologia da Universidade do Porto e do actor Filipe Gaspar.
Ana Cristina Pereira é jornalista do Público e dedica-se sobretudo a temas de direitos humanos e exclusão social. É autora dos livros Meninos de Ninguém (2009), Viagens Brancas (2011), Movimento Perpétuo (2016) e co-autora dos livros Desafios – Direitos das Mulheres na Guiné-Bissau (2012), Todas as Vozes/All the Voices (2014) e Mulheres de São Tomé e Príncipe (2018). Neste seu sétimo livro, “Mulheres da minha ilha, mulheres do meu país” (2022), regressa a casa.
Mariana Camacho, é uma das mulheres nascidas na Madeira retratadas no livro. Desenvolve a sua pesquisa na exploração vocal, composição em tempo real e intertextualidade. O seu repertório parte da música tradicional da Madeira mas vai pelo mundo e tem uma forte componente de improvisação livre. É uma “banda de uma mulher só”. Vem aí o primeiro álbum a solo que há-de chamar-se “o tempo de baixo, o tempo de cima ou o mundo está a girar”.