Pedro Porro entra diretamente para o pódio das vendas mais caras do Sporting
O futebolista espanhol Pedro Porro, transferido em definitivo para o Tottenham, entrou hoje diretamente para o pódio das vendas mais caras de sempre do Sporting para o estrangeiro, ao render um total de 45 milhões de euros (ME).
Depois de ter sido contratado ao Manchester City por 8,5 ME, o lateral, de 23 anos, rende cinco vezes mais aos 'cofres' do clube de Alvalade, pelo qual atuou durante duas temporadas e meia, até sair, em janeiro, para os londrinos, que, numa primeira fase, pagaram cinco milhões de euros pelo empréstimo, antes de hoje consumarem a transferência em definitivo, por mais 40 ME.
O valor que os 'spurs' vão pagar ao Sporting faz de Pedro Porro uma das principais transferências dos 'leões' para o exterior, sendo apenas superada pela de Bruno Fernandes para o Manchester United, que em janeiro de 2020 desembolsou 55 ME pelo médio.
Também por 45 ME foram vendidos os passes dos internacionais lusos Matheus Nunes e Nuno Mendes a Wolverhampton e Paris Saint-Germain, respetivamente.
O lateral esquerdo foi emprestado em 2021 aos franceses, que, num primeiro momento, pagaram sete milhões de euros pela cedência, antes de exercerem a cláusula de opção de compra no final dessa temporada (2021/22), por mais 38 ME, enquanto o médio rumou ao clube inglês em agosto do ano passado.
Na quinta posição das vendas mais caras do Sporting surge um jogador que agora atua num clube rival dos 'verdes e brancos', nomeadamente o médio João Mário, do Benfica, que em 2016, logo após o Campeonato da Europa, foi transferido para os italianos do Inter Milão por 40 ME.
Na mesma altura, o avançado argelino Slimani, aquando da primeira passagem por Alvalade, rendeu 30 ME com a mudança para os ingleses do Leicester, logo seguido nesta lista por Nani, que, passados mais de 15 anos da transferência para o Manchester United, em 2007, continua a figurar no 'top 10' dos mais rentáveis para o Sporting, face aos 25,5 ME pagos pelos 'red devils'.
Gelson Martins, que rescindiu com os 'leões' em 2018 para assinar pelo Atlético de Madrid, acabaria por render 22,5 ME um ano depois, enquanto o extremo brasileiro Raphinha, atualmente no FC Barcelona, foi transferido por 21 ME, em 2019, para o Rennes e o compatriota Wendel rumou aos russos do Zenit por 20,3 ME, em 2020.