PTP afirma que "hoje comemora-se uma falsa autonomia"
O Partido Trabalhista Português considera que, hoje, "comemora-se uma falsa autonomia", isto porque se trata de "uma autonomia que cada vez mais exclui a maioria dos madeirenses do desenvolvimento social, económico e político".
Num comunicado assinado por Quintino Costa, o partido afirma que "a função da autonomia devia ser o desenvolvimento dos seus povos a todos os níveis, criando novas oportunidades e melhores condições de vida", mas indica que " esta autonomia transforma-se cada vez mais na Autonomia dos grandes senhores desta terra, que fazem tudo o que a ganância económica permite, mesmo que essa ganância desmedida ponha em causa o desenvolvimento sustentável da RAM".
Esta é a autonomia da falência do Sistema Regional de Saúde, na qual o acesso à saúde muitas vezes resume se ao básico, esta é a autonomia que empurra e encomenda os madeirenses para as clínicas privadas se quiserem terem cuidados de saúde específicos, têm de recorrer às clínicas privadas. Quintino Costa
Além disso, afirma que o acesso e o direito à habitação é uma pura ilusão, #onde a Continuidade Territorial é uma miragem no longínquo horizonte, esta é uma autonomia que se transforma cada vez mais numa fábrica de injustiças".
"É necessário e urgente romper com a autonomia do Regime e criar uma verdadeira autonomia, como consagrada na Constituição Portuguesa", termina.