Madeira

Hotéis têm de pagar melhor aos grupos de folclore

Arranca hoje mais uma edição do '24 Horas a Bailar' em Santana. Motivo mais do que suficiente para o DIÁRIO falar com o presidente da associação que representa o folclore, na Madeira, e perceber quais os desafios que enfrentam os vários grupos

Foto Arquivo
Foto Arquivo

Conheça os destaques da agenda deste sábado, Dia da Região e das Comunidades Madeirenses.

Ao longo de várias décadas – 38 anos para sermos mais precisos – Santana tem servido de palco para a grande reunião do folclore e etnografia da Madeira. O evento, que se inicia este sábado, até já decorreu num formato mais extenso, mas ficou cimentado em ‘24 Horas a Bailar’.

O arranque deste certame que vai ditar o passo da Costa Norte ao longo deste fim-de-semana serviu de catalisador para uma pequena conversa com o presidente da Associação de Folclore e Etnografia da Madeira (AFERAM), de forma a perceber o momento que atravessam, actualmente, os 24 grupos existentes na Região.

Os grupos estão vivos e mantêm as suas actuações nas actividades diversas que a Região organiza, portanto, o que temos procurado fazer é, concretamente, estimular o crescimento da palavra folclore. Um crescimento no sentido do conhecimento da cultura popular e tradicional em todas as áreas que correspondem a esta temática. António Vale

Uma vontade em se expressar que passa pelas unidades hoteleiras e a quem nos visita. Aliás, é nos hotéis que estes grupos se reúnem durante a semana e desenvolvem grande parte da sua actividade. Neste ponto em concreto, o dirigente assume que existe um problema de fundo que urge em ser resolvido.

António Vale deixa apelo aos hotéis

"Os gestores culturais dos hotéis precisam também de ter mais formação e respeito à cultura do nosso povo. Os grupos não são bem remunerados. Infelizmente é um preço simbólico e essa é uma viragem que tem de acontecer também. Penso que a associação tem de contribuir - eu faço parte dela - mas também os grupos têm de ser mais exigentes com eles mesmos", precisou, explicando adiante de que se trata este recado interno.

As representações têm que ser mais representativas e, quando eu digo representativas, é representar a localidade em que estão inseridos e não fazer todos o mesmo. Não é uniformizar o folclore, não é uniformizar trajes, não é uniformizar danças. Cada um tem de representar o melhor possível as localidades onde estão inseridos e penso que aí, com conhecimento mais profundo e com uma força de cada grupo, poderemos ter também preços dentro do que deve ser o valor de cada grupo. António Vale

O desígnio de fazer com que cada grupo seja mais bem remunerado pelos hotéis terá outro afinco neste segundo semestre de 2023 e António Vale garante que a associação tem tido “a colaboração da Secretaria Regional do Turismo e Cultura”. Ainda assim, tal não significa que a vontade manifestada alcance resultados práticos no imediato.

'24 Horas a Bailar' não é "uma festa pimba"

Humberto Vasconcelos promete reforçar apoio ao evento que se realiza em Santana e responde ao lamento de Dinarte Fernandes

“Não sei se será assim num tão curto espaço de tempo, mas, na medida em que, pelo menos o que ouvimos, há maiores receitas nos hotéis através do turismo, e as associações que fornecem serviços também devem ser mais bem renumeradas, que é o caso do folclore, que continua com preços dos anos 90, ou pior”, sublinha.

Mais especificamente, António Vale fala em grupos que contam com cerca de 20 elementos a encaixarem, por actuações com duração entre 30 a 40 minutos, aproximadamente 100 euros.

Pagamento é manifestamente baixo

“Os grupos mais centrados na área do Funchal acabam para fazer mais do que uma actuação por semana. Os outros grupos, mais das zonas rurais, se têm uma, o que até já é bom, mas alguns nem por isso, nem têm uma actuação, e, portanto, há estas desvantagens também”, explica.

O turismo acolhe muito bem a nossa literatura, a nossa cultura popular e tradicional. Basta ver nos hotéis a forma como somos recebidos, nos eventos e nos encontros que se realizam. O festival ‘24 Horas a Bailar precisa de ainda buscar um pouco mais do turista. António Vale

Outro dos desafios prende-se com o ‘recrutamento’ dos mais novos para os grupos de foclore, “uma luta sempre permanente” e que obriga, cada vez mais, a começar este trabalho “mais cedo”.

“Costumamos dizer aos grupos de folclore que é preciso começar com as crianças a partir dos seis anos - alguns estão trabalhando com esses grupos etários - no sentido de fomentar não só o bailinho, mas toda a cultura popular e tradicional que é preciso ser ensinado nas escolas, em contacto e interligação com os mais velhos também - em centros de convívio e centros de idosos. E penso que esse é um trabalho que precisa ser feito em idades mais novas, no sentido de incentivar para a importância das nossas raízes e daquilo que nós realmente somos, madeirenses”, observou.

A importância de cativar os mais novos

Já quando questionado sobre um eventual desapego dos madeirenses ao folclore, o presidente da AFERAM é da opinião que o interesse mantém-se. “O povo madeirense conhece, ama e respeita o que os nossos avós, trisavós e mesmo os próprios pais ensinaram e, portanto, não há desinteresse nos eventos. Temos uma adesão da população local muito grande e, portanto, eu acho que não há desinteresse. Há, sim, muitos eventos ao mesmo tempo”.

O turismo acolhe muito bem a nossa literatura, a nossa cultura popular e tradicional. Basta ver nos hotéis a forma como somos recebidos, nos eventos e nos encontros que se realizam. O festival ‘24 Horas a Bailar precisa de ainda buscar um pouco mais do turista. António Vale

A agenda deste sábado

Desporto

08h00 - Torneio de Golfe DIÁRIO de Notícias no Clube de Golf do Santo da Serra;

13h00 - Celebração do 117.º Aniversário Sporting Clube de Portugal no Restaurante Escondidinho;

20h00 - Cerimónia de entrega dos prémios da 12.ª edição do Torneio 'Um golo pela VIDA' no Pavilhão do Funchal.

Dia da Região

09h00 - Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses tem início com Guarda de Honra no Largo da Capela de Santo António da Mouraria, na Assembleia Legislativa da Madeira. Segue-se a Reunião Plenária n.º 76 e a sessão solene comemorativa com a presença de Ireneu Barreto e Miguel Albuquerque.

11h00 - Deposição de flores junto ao Monumento da Autonomia, na Praça da Autonomia;

12h00 - Cerimónia da imposição solene de Insígnias Honoríficas Madeirenses, no Centro de Congressos;

18h00 - Missa Te-Deum, com presença de Miguel Albuquerque na Sé do Funchal;

21h30 - Concerto Comemorativo do Dia da Região com a Orquestra Clássica da Madeira e Luís Represas.

Iniciativas políticas

13h00 - A CDU realiza um almoço-comício onde serão feitas as intervenções políticas, com Edgar Silva. Será na área de estacionamento junto à Travessa do Rego (à frente do Hotel do Carmo);

16h00 - Bloco de Esquerda e o Grupo Parlamentar Europeu 'A Esquerda' ("The Left) organizam sessão pública sob o mote 'Regiões ultraperiféricas: longe da vista, longe da coesão' no Hotel Casino Park - Sala Lisboa.

Outros eventos

19h00 - Início do Funchal Jazz 2023 (1 a 5 de Julho) com Laura Silva no auditório do Jardim Municipal;

09h40 - Primeiro voo directo da Binter para este Verão entre Funchal e Fuerteventura.

Primeiro voo directo da Binter entre Funchal e Fuerteventura realiza-se no sábado

No próximo sábado, irá sair do Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo o primeiro voo do Verão de 2023 directo da Binter, entre Funchal e Fuerteventura (Canárias), revela a companhia aérea. 

O que já aconteceu neste dia?

1867 - A pena de morte para crimes civis é abolida, com a aprovação do primeiro Código Civil. Em Portugal, é assinado o decreto a abolir a pena de morte para crimes civis, através de carta de lei

1882 - É inaugurada a rede telefónica do Porto com 19 assinantes.

1903 - Tem início a primeira Volta a França em bicicleta. O seu fundador é Henri Desgrange, jornalista do diário desportivo "L'Auto".

1906 - José Holtreman Roquette, ou José de Alvalade, funda o Sporting Clube de Portugal. As origens remontam a 1902, quando foi criado o Sport Club de Belas, e a 1904, ao aparecimento do Campo Grande Football Club.

1908 - É adotado o sinal internacional de socorro SOS, em código morse.

1916 - Grande Guerra de 1914-18. Início da primeira batalha do Somme. Prolongar-se-á até 19 de novembro, causando centenas de milhar de mortos.

1921 - Fundação do Partido Comunista Chinês, em Xangai.

1922 - É inaugurado o Teatro Maria Vitória em Lisboa, com a revista Lua Nova.

1929 - Primeira aparição de Popeye, o marinheiro, figura de BD criada pelo norte-americano Elzie Crisler Segar.

1944 - Começa a conferência Monetária e Financeira Internacional das Nações Unidas de Bretton Woods em New Hampshire, EUA, que levará à criação do Banco Mundial e do FMI.

1952 - Constituição da Força Aérea Portuguesa, pelo decreto-lei n.º 38.805

1954 - Fundação da Federação Portuguesa de Badminton.

1955 - Primeiro grande acidente na história da aviação portuguesa. Oito aviões a jato da Força Aérea Portuguesa despenham-se na Serra do Carvalho, a 12 quilómetros de Poiares.

1968 - É assinado o Tratado de Não-Proliferação das armas nucleares entre o Reino Unido, os EUA e a URSS.

1970 - Papa Paulo VI recebe em audiência os líderes dos movimentos de libertação da Guiné-Bissau, Angola e Moçambique, Amílcar Cabral, Agostinho Neto e Marcelino dos Santos, respetivamente; a Polícia de Viação e Trânsito portuguesa é substituída pela Brigada de Trânsito da GNR.

1986 - Lançamento do Cartão Jovem.

1991 - A Suécia pede a adesão à União Europeia.

1996 - Tem início a fase experimental do Rendimento Mínimo Garantido.

1997 - Hong Kong regressa à soberania chinesa, após 156 anos de Governo britânico.

2001 - Circulação da moeda única europeia. Passam a ser em euros todos os cheques e talões emitidos pelas instituições financeiras.

2002 - O Tribunal Penal Internacional, com sede na Haia, entra em funções sem a adesão dos EUA.

2004 - Morre, aos 80 anos, o ator norte-americano Marlon Brando, protagonista de "Há Lodo no Cais", "O Padrinho" e "Apocalypse Now".

2006 - A República Checa torna-se no quarto país europeu a permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

2007 - Portugal assume a presidência semestral da União Europeia.

2011 - A justiça norte-americana decide libertar Dominique Strauss-Kahn, mas sem abandonar a acusação por crimes sexuais que lhe custou o cargo de diretor-geral do Fundo Monetário Internacional.

2012 - A Espanha sagra-se bicampeã europeia de futebol ao golear a Itália por 4-0, na final do Europeu 2012, disputada em Kiev, na Ucrânia, com arbitragem do português Pedro Proença; a portuguesa Ana Dulce Félix sagra-se campeã da Europa dos 10.000 metros, ao triunfar na prova disputada em Helsínquia.

2013 - Vítor Gaspar demite-se do cargo de ministro de Estado e das Finanças. A Presidência da República confirma demissão e anuncia a substituição de Vítor Gaspar por Maria Luís Albuquerque, então secretária de Estado do Tesouro.

2014 - O Banco Espírito Santo de Investimento anuncia que Ricardo Salgado renuncia ao cargo de presidente do conselho de administração do banco.

2015 - Depois de vários meses de rondas negociais, os líderes norte-americano e cubano, Barack Obama e Raul Castro, anunciam o restabelecimento das relações diplomáticas e a abertura de embaixadas nas capitais de cada país.

2020 - O parlamento aprova uma proposta do PSD que reduz para metade o mínimo de descontos no acesso ao subsídio de desemprego aos que ficaram desempregados durante o estado de emergência ou de calamidade.

2021 - É inaugurada a Casa da Cidadania Salgueiro Maia, em Castelo de Vide, Portalegre.

Quando não se tem imaginação, morrer é pouca coisa; quando se tem, morrer é demasiado Louis Férdinand Céline (1894-1961), escritor francês