PS defende medidas para reduzir a pegada ecológica e garantir a sustentabilidade ambiental da Região
O presidente do PS-Madeira apontou, hoje, a necessidade de a Região adoptar medidas que contribuam para reduzir os impactos ecológicos da acção humana e promover a sustentabilidade ambiental.
Sérgio Gonçalves falava no Jardim da Serra, no âmbito de uma visita ao hotel ‘Quinta da Serra’, unidade distinguida pelas boas práticas ambientais e que, como evidenciou, constitui um exemplo ao nível da eficiência energética e da produção agrícola biológica para consumo próprio.
“É importante nós reduzirmos o impacto ecológico em tudo aquilo que produzimos ou consumimos”, afirmou o líder dos socialistas, defendendo que o Governo Regional deve igualmente implementar medidas nesse sentido.
Uma das soluções preconizadas pelos socialistas – e já apresentadas no Parlamento – é o projecto das Compras Públicas Ecológicas, criando cadeias curtas de abastecimento e privilegiando a compra de produtos regionais para as cantinas das escolas, hospitais e organismos públicos. Uma forma de valorizar a produção regional, de aumentar os rendimentos de quem se dedica ao sector primário e de atrair mais pessoas para a atividade agrícola.
“Tudo isto beneficia a Região, não só em termos económicos, mas, sobretudo, em termos ambientais”, disse Sérgio Gonçalves, vincando que os critérios ambientais seguidos pela unidade hoteleira visitada são um bom exemplo das políticas que o Governo Regional deveria seguir.
Aproveitou ainda para criticar o Executivo por, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, não ter acautelado apoios que contribuíssem para que as empresas pudessem reduzir os seus impactos ambientais e aumentar os níveis de sustentabilidade.