Formalizado apoio do Governo Regional à reabilitação do cemitério do Porto da Cruz
Comparticipação de 95% imputa à Câmara de Machico o custo de 200 mil euros
Foi esta manhã assinado o contrato-programa entre o Governo Regional e a Câmara Municipal de Machico com vista ao apoio financeiro, em 95%, para a reabilitação do cemitério novo do Porto da Cruz, cuja estrutura sofreu graves danos em Novembro de 2013.
A obra está orçada em e mais de três milhões de euros, cabendo ao município a fatia de cerca de 200 mil euros, aumentada para quase 400 mil euros devido aos custo com projectos e estudos prévios.
Na ocasião, Rogério Gouveia recusou ter havido qualquer penalização pelo facto de Machico ser gerido por um executivo de cor partidária diferente, no caso o PS.
Ainda assim, o secretário regional de Finanças salientou que o financiamento das autarquias cabe ao Governo da República, ainda que o Governo Regional "nunca negue a cooperação e a ajuda às populações" quando é necessário, acima de qualquer interesse político-partidário.
Rogério Gouveia notou, ainda, que entre 2023/2024, o executivo regional reservou nove milhões de euros para acordos financeiros com as autarquias regionais, com a maior fatia a caber ao Funchal, nomeadamente com a nova ETAR em construção no Lazareto.
Já Ricardo Franco mostrou-se satisfeito com a abertura do Governo e com este apoio, que tardou em parte por alguns constrangimentos técnicos.
O presidente da Câmara de Machico deixou a nota de que há outras obras para as quais a autarquia queria contar com a ajuda do executivo, nomeadamente alguns caminhos agrícolas.