5 Sentidos

Programa 'ES.CU.TO' promove várias actividades culturais no Funchal durante este mês

None

O programa 'ES.CU.TO' promove, durante o mês de Junho, uma série de actividades no Funchal. Este é o projecto de educação e mediação cultural do Departamento de Cultura da Câmara Municipal do Funchal para a temporada 2022/2023.

Com o objectivo de "transmitir conteúdos e conhecimentos, proporcionar memoráveis ocasiões de partilha e de reflexão em torno da arte, da história, da literatura, da música e do teatro", eis que no primeiro dia deste mês a Biblioteca Municipal do Funchal teve a sessão 'Num tempo que já lá vai', em dupla sessão, direcionada para um público de 30 pessoas, dividido em dois grupos de 15, um da Universidade Sénio de Santa Maria Maior e outro igualmente de 15 proveniente do Centro Comunitário do Funchal.

Já na próxima segunda-feira, pelas 10 horas, acontece a iniciativa 'Ler Fora da Caixa', na Biblioteca Municipal, seguindo-se de outra sessão às 16 horas. Como público-alvo encontram-se 45 alunos da Escola dos Ilhéus, 23 do 3.º ano de escolaridade e 22 do 4.º ano. Repete-se ainda no dia 19 de Junho pelas 14h30, destinada a 23 alunos do 3.º ano da Escola Básica Primária e Pré-escolar da Achada.

Ao entrar na terceira semana de Junho, o espaço recebe mais duas actividades relacionadas com o 'Ler Fora da Caixa', embora estas tenham uma variante designada 'Tesouros da Biblioteca', pelas 10 e 11 horas. Destinam-se a 51 alunos, divididos em dois grupos de 26 e 25, do 4.º ano do Externato Princesa Dona Amélia.

No dia 24 de junho, às 11 horas, tem lugar uma actividade de cariz mais familiar, denominada 'Cabide de Histórias'. Por fim no dia 26 de Junho, pelas 14h30, terá lugar nova sessão da actividade 'Ler fora da caixa' para 17 alunos do 3.º ano da Escola Básica Primária e Pré-Escolar da Achada.

"O programa ES.CU.TO vem destacar um espaço importante de mediação através da cultura e da arte para diferentes públicos, originando novas oportunidade de participação. Com a iniciativa é pretendido abrir caminhos para os públicos, dos mais novos aos mais experientes, enquanto se proporcionam momentos de vivência em conjunto", refere nota da autarquia.