PPM diz que 'Oscar' não foi nova tragédia por termos tido inverno seco
O Partido Popular Monárquico (PPM) Madeira abordou hoje o impacto da depressão Oscar que passou pela Madeira durante esta semana na Região e concluiu que não ter havido uma situação mais complicada, repetindo desgraças maiores, porque tivemos um inverno seco e não por causa das intervenções realizadas pelo Governo Regional desde o 20 de Fevereiro de 2010.
"Todos os alertas foram dados e funcionaram conforme o que se espera de todas as autoridades, desde a meteorologia à protecção civil e a algumas entidades que dispensaram dos serviços públicos e privados os seus funcionários, enquanto outros, se viram obrigados a manter os horários de trabalho, caso para dizer que uns são filhos da mãe e outros não tinham mãe a quem recorrer caso acontecesse o pior, que felizmente não aconteceu", começa por salientar em nota de imprensa.
Continuando, refere o PPM, "muitos foram os 'especialistas' que vieram falar das obras bem feitas a montante das ribeiras, nomeadamente os pilares de contenção de materiais rochosos de maior dimensão", mas garantem que também ouviram "especialistas em meteorologia e geologia, que nos falaram que, fazer uma comparação com a aluvião de 20 de Fevereiro de 2010 é um autêntico desastre e erro crasso, pois como todos sabemos, estávamos em pleno inverno e chovia copiosamente há quase uma semana, estando já os terrenos saturados de água".
Posto isto, relembram que "esta tempestade que se abateu esta semana na Madeira, apanhou os terrenos praticamente secos devido ao Inverno pouco chuvoso na região e, sendo assim, mesmo havendo períodos em que a precipitação tenham ultrapassado, (por pouco tempo) os metros cúbicos de pluviosidade, os terrenos secos tiveram capacidade de absorver a maior quantidade da água da chuva que caiu".
Mas "mesmo assim, como se pôde ver, ainda houveram estragos de alguma monta, que como surgiram notícias e vídeos, houveram alagamentos na lota do Funchal, cerca de 200 desalojados e tiveram que prontamente fazer o desaçoreamento da Ribeira de São João", recorda o PPM.
"Agora, nós dizemos, imaginem se tivéssemos tido um inverno dentro dos parâmetros de pluviosidade normal para a região?", questiona. "Será que teríamos mesmo a sorte que tivemos com esta tempestade Oscar?", conclui.