Alemanha saúda avanços da plataforma Meta para uso "mais transparente" dos dados
A Meta, dona do Facebook, lançou uma nova função de gestão de conta de utilizador elogiada hoje pelo Federal Cartel Office (FCO) alemão por contribuir para melhor controlo do uso dos dados pessoais entre plataformas como Facebook e Instagram.
Os clientes da Meta podem, "pela primeira vez, em grande medida, decidir de forma livre e informada" se desejam usar os serviços da plataforma "isolados ou vinculá-los uns aos outros", disse o departamento anticartel alemão em comunicado.
O regulador alemão saudou "um passo importante" do grupo americano com o qual esteve em desacordo nesta questão da proteção de dados.
A Meta, à AFP, disse que esta nova função vai estar disponível em todos os países, e que "atualizou a visão geral das contas Meta para tornar mais transparente como os serviços funcionam juntos e dar às pessoas mais controlo sobre essas funções".
A autoridade alemão ordenou em 2019 que a Meta parasse de tratar dados de utilizadores recolhidos através das subsidiárias e outros sites, a menos que os utilizadores dessem o seu consentimento.
A Meta opôs-se à decisão na justiça alemã, chegando o caso ao Tribunal Europeu de Justiça, que deve proferir sentença em 4 de julho.
Sem esperar por essa decisão, a Meta fez alterações para tornar a nova visão geral "significativamente mais transparente e compreensível", segundo o regulador alemão.
O FCO classificou no ano passado a Meta como uma empresa de "primeira importância para a concorrência", permitindo um acompanhamento mais próximo de possíveis abusos da sua posição no mercado.
Os gigantes de tecnologia Amazon, Apple e Alphabet, que controla a Google, também estão sob maior escrutínio do FCO, possibilitado pela nova legislação alemã criada em 2021.