No tratamento de águas “o Porto Santo é um exemplo para Portugal e para a Europa”
Nuno Pereira, da Águas e Resíduos da Madeira (ARM), abordou o tratamento e reutilização das águas residuais na Ilha do Porto Santo
“O Porto Santo é um exemplo para Portugal e um exemplo para a Europa” ao nível do tratamento de águas. A garantia é de Nuno Pereira, da Águas e Resíduos da Madeira (ARM), um dos oradores das Conferências do Ambiente e Acção Climática, ao apresentar o tratamento e reutilização das águas residuais na Ilha do Porto Santo.
O conferencista não tem dúvidas que o Porto Santo “é o expoente máximo do tratamento de águas em Portugal”, ao ponto de concluir que o tratamento de águas que ocorre no Porto Santo “é de excelência e de referência a nível mundial”, ilha que “reaproveita 100 % da sua água”, afirma.
Antes de apresentar a conclusão, fez saber que em Porto Santo “chove muito menos que na ilha da Madeira”, classificando a diferença de pluviosidade entre as duas ilhas de “abismal”.
A elevada sazonalidade registada que ocorre em Porto Santo é a principal “dificuldade e desafio” que é colocado à gestão da água.
Recordou que desde o ano 2000 “toda a água potável provém da dessalinização de água do mar”.