Madeira

Especialista mundial em veículos aéreos não tripulados no Funchal

None

A conferência 'Portugal e o Mar – A Engenharia Azul', organizada no Funchal pela Ordem dos Engenheiros, contou com a presença do investigador norte-americano Christopher Zappa, da universidade de Columbia, Nova Iorque.

O especialista, mundialmente conceituado na área da monitorização das interações entre o oceano e a atmosfera, esteve na Madeira onde deu a conhecer projectos e equipamentos inovadores na área da observação meteo-oceanográfica.

Especialista no desenvolvimento e uso de veículos aéreos não tripulados (UAV em inglês) de longo curso, Christopher J. Zappa mostrou as potencialidades destes equipamentos na monitorização dos ecossistemas e dinâmicas marinhos e as mais-valias na recolha de dados para apoio à tomada de decisão.

Aproveitando a sua deslocação à Madeira, o presidente da ARDITI, Rui Caldeira, convidou o professor Zappa a visitar, a 31 de Maio, as instalações daquela agência de investigação regional, onde reuniu com os parceiros do projeto 'Sentinela Atlântica', com vista a analisar as capacidades instaladas nos seus veículos para aplicação num projeto que poderá vir a ser adotado na Região. Refira-se que os modelos usados pelo especialista norte-americano poderão vir a ser adaptados às especificidades de cada entidade.

Nesta sessão de apresentação de soluções de veículos aéreos não tripulados, estiveram presentes representantes das entidades civis e militares, nomeadamente o Exército, a Marinha, o Serviço Regional de Proteção Civil, a Direção Regional do Ordenamento do Território e o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza.

Christopher Zappa está à frente de um observatório que realiza pesquisas observacionais focadas nas camadas limite oceânica e atmosférica. Ficou ligado a um projeto emblemático aplicado ao largo das Ilhas Fiji.