“A acção climática não se esgota nem é responsabilidade apenas de alguns”
Susana Prada, secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, na abertura da 3ª edição das Conferências do Ambiente e Acção Climática
“A acção climática não se esgota nem é responsabilidade apenas de alguns”, mas antes, exige o “comprometimento de todos”, sublinhou Susana Prada, secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, na abertura da 3ª edição das Conferências do Ambiente e Acção Climática, a decorrer esta tarde numa unidade hoteleira do Funchal.
Antes, a governante deu conta dos “bons resultados” das políticas do Governo Regional, resultados que diz “estão à vista”. Exemplo disso, “temos o melhor índice de qualidade ambiental de todas as regiões de Portugal”, lembrou, deixando claro que esta conclusão não é do Governo Regional, mas do Instituto de Estatística.
Outro factor relevante é a Madeira ser entre as regiões ultraperiféricas a que apresenta “maior componente de renováveis na componente de energia eléctrica”.
Noutra vertente, “duplicamos nos últimos dez anos o números e águas balneares e o números de águas balneares de excelente qualidade” e “aumentamos em 60% o número de praias com Bandeira Azul”. Mas não só. “Lideramos a nível nacional a taxa de implementação do programa Eco-Escolas”, apontou.