Três dias de debate para "olhar com outra lente" para a idade sénior
O 'Encontro de Idosos - Os Novos Velhos' debate as políticas de promoção do envelhecimento activo
O 'Encontro de Idosos - Os Novos Velhos' junta, esta tarde, no auditório do Colégio dos Jesuítas, vários oradores para discutir a questão do envelhecimento e quais os desafios que se colocam às instituições, e à sociedade em geral.
Na sessão de abertura desta iniciativa da 'Garouta do Calhau' - Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal, o seu responsável Ricardo Silva deu nota do trabalho desenvolvido desde Março de 2003.
O projecto Garouta do Calhau é responsável por cinco centros comunitários e dois centros de dia para a demência. A resposta social abrange diariamente 400 utentes. É assegurada por 60 colaboradores.
Está presentemente em desenvolvimento o maior projecto da responsabilidade da 'Garouta do Calhau', a construção de um centro de dia inovador, o primeiro com duas valências: dia (60 vagas) e noite (com 20 camas). Trata-se de um investimento, no âmbito do PRR, no valor de 2,3 milhões de euros. E ainda este ano irá entrar em funcionamento um Centro de Dia Diferenciado, com horário alargado para apoio às famílias.
A vereadora Helena Leal, em representação do presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, assumiu um trabalho em rede entre as várias entidades madeirenses e deu nota da estratégia municipal para o envelhecimento activo e saudável. A autarca disse que este encontro, que decorrerá ao longo de três dias, vai permitir "olhar com outra lente" para a idade sénior.
Também a secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, em representação do Governo Regional, disse que o tema do envelhecimento "é muito caro ao Governo Regional" e que importa debater sobretudo face ao aumento dos idosos, que já representam 20% da população. "O envelhecimento populacional deve ser visto como uma oportunidade", uma vez que estas faixas etárias assumem um papel fundamental na evolução social.
Na conferência que se segue a esta intervenção, 'Regras e Excepções', moderada pelo director do Diário de Notícias da Madeira, Ricardo Miguel Oliveira, vão usar da palavra: Fernando Araújo, Professor Catedrático na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Joana Aroso, advogada na sociedade JPAB - José Pedro Aguiar-Branco & Associados, e Rui Pedro, administrador da Fundação Manuel António da Mota.