Estudantes de Jersey foram à Assembleia da República
Duas madeirenses, Elianne Pita e Emma Pimenta, alunas que frequentam as aulas de português, em Jersey, representaram o Círculo da Europa na Sessão Nacional do Secundário do Parlamento dos Jovens na Assembleia da República.
Este é o maior projecto educativo em Portugal, uma organização do Ministério da Educação e da Assembleia da República. Milhares de alunos, de centenas de escolas do Continente, Madeira, Açores, Europa e Fora da Europa participam todos os anos nesta iniciativa. Na final, na Assembleia da República, estão os 132 alunos/deputados que mais se destacaram ao longo das várias etapas eliminatórias do programa.
As madeirenses Elianne Pita e Emma Pimenta, do ano 11 da escola Le Rocquier School, conseguiram ver a sua questão como uma das mais votada na sua comissão e colocaram-na à deputada do PAN.
A questão foi sobre o porquê dos alunos filhos de emigrantes "pagarem o equivalente a 100 euros anuais para frequentar as aulas do Instituto de Camões". Foi uma grande vitória para o Círculo da Europa, o qual, apenas com dois representantes, tem sempre grandes dificuldades em ver as suas propostas mais votadas perante círculos com 6 deputados, como os Açores, Lisboa, Madeira ou Porto.
A comitiva de Jersey foi formada pelas duas alunas, o professor Rui Pires e pela Language adviser do governo de Jersey, Sam Losh, a qual, disse, ficou "impressionada pela dimensão deste projecto educativo", prometendo dar todo o apoio possível para que "futuras participações tenham ainda uma maior colaboração com o governo de Jersey".