Dia da Região Madeira

Centro Português de Caracas cheio no início das Comemorações do Dia da Madeira

Centenas de pessoas assistiram ao concerto sinfónico 'Um cantinho do céu chamado Madeira', onde Rui Abreu foi um dos convidados especiais

None

Foi um concerto memorável, aquele que deu início às Comemorações do Dia da Região e das Comunidades Madeirenses na Diáspora, e que teve como convidado especial o director regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu.

O Salão Nobre do Centro Português de Caracas encheu-se com 750 madeirenses, descendentes de madeirenses, entidades oficiais e diplomáticas, e sócios, para ouvir o concerto 'Um cantinho do céu chamado Madeira' da Orquestra Sinfónica da Venezuela, dirigido pelo diretor convidado Alfonso López Chollett, e acompanhado pela cantora luso-venezuelana Gaby Cabral, pelo músico luso-venezuelano Sebastián Cova.

Nesta cerimónia, que decorreu de quinta-feira para sexta-feira, também estiveram presentes o embaixador de Portugal na Venezuela, João Pedro Fins do Lago e o presidente da Comissão Pró-Celebração do Dia da Região e das Comunidades Madeirenses, Wilder da Silva.

No início do evento, os presentes puderam ver uma exposição fotográfica que retrata as localidades mais emblemáticas da Pérola do Atlântico. Paralelamente o Grupo Folclórico esteve presente, mostrando e relembrando as cores garridas do traje típico madeirense, e posando para a fotografias com os participantes. Também o tradicional carro de cestos do Monte, recentemente chegado da Madeira, fez parte da exposição na zona de entrada do Salão Nobre , bem como a recriação do Mercado do Funchal , com as frutas e flores expostas, em cestas de vime .

O ponto alto da noite de quinta-feira para sexta-feira no Centro Português foi o concerto. A peça de abertura foi de Mozart e depois ouviu-se a Fuga do com Pajarillo. Seguiram-se interpretações de músicas portugueses, e, como não poderia deixar de ser, foram executados temas madeirenses, como a 'Pomba Branca' e o 'Baila que Baila' e no encerramento foi interpretado uma mistura do Bailinho da Madeira com a a Alma Llanera.

Wilder da Silva deu as boas-vindas a Rui Abreu

Wilder Da Silva, presidente da Comissão Pró Celebração do Dia da Região e das Comunidades Madeirenses, foi o anfitrião das celebrações. Deu as boas-vindas a Rui Abreu, agradecendo a presença do director regional, bem como a presença do restante corpo diplomático português.

Rui Abreu enalteceu o trabalho desenvolvido pela Comissão. “Desde 1988, ano em que foi criada formalmente a Comissão Pró Celebração do Dia da Região e das Comunidades, os vários responsáveis têm desenvolvido um trabalho meritório”, referiu.

“A Comissão aproveita esta efeméride para difundir a Comunidade, dedicando-se a promover a identidade madeirense, nomeadamente os valores, as tradições e a cultura do nosso Povo e da nossa Terra”, sublinhou o governante.

Director regional das Comunidades reúne com Embaixador

Rui Abreu aproveitou o dia de hoje, véspera do Dia da Região e das Comunidades Madeirenses para reunir com o o embaixador de Portugal na Venezuela, João Pedro Fins do Lago.

Para as 20h00 (hora local), 1h00 da manhã hora de Portugal, está marcada uma deslocação ao Centro Social Madeirense de Valência, onde Rui Abreu manterá um encontro com a Comunidade e assistirá a uma Festa Comemorativa do Dia da Região, abrilhantada pelo cantor madeirense Miro Freitas.