PSD defende investimento permanente na protecção contra incêndios
Os deputados do PSD estiveram, numa visita integrada nas Jornadas Locais, na zona de faixa corta-fogo do Caminho dos Pretos, na freguesia do Monte, onde foram intervencionados 32 hectares, com vista à protecção da cidade do Funchal da propagação de incêndios.
Na ocasião, o deputado Carlos Fernandes sublinhou que se pretende criar uma linha em torno da cidade, de cerca de 640 hectares, como forma de impedir a propagação dos fogos florestais para o espaço urbano.
Com este objectivo, é realizado o controlo das plantas infestantes, além da construção de caminhos florestais, para permitir um acesso às áreas a intervir e a possíveis incêndios, da instalação da rede de combate a incêndios, através de depósitos de água.
“Trata-se de um investimento extremamente importante, que atua na prevenção e que contribui para a salvaguarda de vidas e de bens”, afirmou, realçando que esta tem sido uma prioridade do Governo Regional.
O deputado salientou que o investimento na protecção dos cidadãos contra os incêndios tem sido feito em diferentes frentes, referindo, por exemplo o importante contributo, ao nível da prevenção e da sinalização atempada dos fogos, com a implementação, desde 2015, do Plano Operacional de Combate a Incêndios Rurais (POCIR). Plano esse que já encontra operacional nesta altura do ano.