Fact Check Madeira

"O crime violento tem diminuído substancialmente quer no País quer na Madeira"?

A afirmação é do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque

None

“O crime violento tem diminuído substancialmente quer no País quer na Região”, disse o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque. A afirmação foi proferida durante a cerimónia de equipamentos à Polícia de Segurança Pública, que decorreu na manhã desta quinta-feira, 29 de Junho, no Comando Regional da Madeira. Mas será que é realmente verdade?

"A Região é das zonas mais seguras do Mundo"

Miguel Albuquerque afirma que existe uma sensação psicológica de insegurança que "é manifestamente exagerada"

Carolina Rodrigues , 29 Junho 2023 - 14:46

Para comprovar se realmente a criminalidade violenta e grave participada na Região Autónoma da Madeira e no País diminuiu "substancialmente", o DIÁRIO recorreu ao Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2022.

Segundo o RASI foram registadas, no total, 13.281 participações em 2022, o que corresponde a um aumento de mais 14,4% face ao ano anterior.

Relativamente à distribuição geográfica da criminalidade violenta e grave por distrito e região autónoma, o relatório conclui que houve uma descida nos distritos de Braga (-5,1%), Bragança (-17,9%) e Vila Real (- 10%).

Por outro lado houve uma subida de 11,4% em Lisboa, 11,3% no Porto, 23,9% em Faro e na Região Autónoma da Madeira de mais 52%, ou seja a maior taxa verificada no território nacional.

Veja o quadro:

Depois da Madeira, segue-se Évora (+46,2%) e Beja (+42,9%). 

Em Abril, o DIÁRIO já havia dado conta desta situação, referindo que a Região Autónoma da Madeira regista, assim, a maior taxa do país no que diz respeito ao aumento dos crimes considerados mais violentos e graves.

Segundo os dados do Relatório Anual de Segurança Interna de 2022, a Madeira registou a maior taxa no que diz respeito ao aumento dos crimes violentos e graves.