Turismo Madeira

Número de turistas norte-americanos na Madeira cresceu 228% em 2022

Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, marcou presença no eventono evento 'Toast to America', que reuniu cerca de 400 convidados na Embaixada de Portugal naquele país

Governantes brindam à relação histórica entre a Madeira e os Estados Unidos
Governantes brindam à relação histórica entre a Madeira e os Estados Unidos

“O mercado norte-americano é, entre os mercados emissores, uma das apostas de maior relevo em termos da diversificação [do Turismo]", afirmou ontem Eduardo Jesus, no evento 'Toast to America' [em português: 'Um brinde à América'].

A iniciativa, promovida pela Associação de Promoção da Madeira (APM), juntou cerca de 400 convidados em Washington, nos jardins da residência oficial do Embaixador de Portugal naquele país, Francisco Duarte Lopes.

Na ocasião, o secretário regional de Turismo e Cultura revelou que "em 2022, e relativamente a 2021, houve um crescimento de 228% no número de turistas norte-americanos na Região Autónoma da Madeira”.

Tal deve-se, por um lado, à ligação aérea directa entre o Funchal e Nova Iorque", que veio reforçar a “ligação histórica e duradoura entre estes dois territórios” e, por outro, ao fenómeno dos nómadas digitais "que, desde 2021, tem captado a atenção daquele país para o arquipélago".

O governante falou ainda do "crescente interesse norte-americano no mercado imobiliário da Região", afirmando a importância de "reforçar a notoriedade e a atractividade do destino e a indubitável relevância das relações entre a Madeira e os Estados Unidos".

Na ocasião, o embaixador, Francisco Duarte Lopes, falou da ligação entre os Estados Unidos da América e Portugal, em especial com a Madeira, e recordou que o primeiro Consulado dos EUA neste país foi aberto no Funchal, em 1790, quando o Presidente George Washington designou John Marsden Pintard como Cônsul para a Madeira.

Este 'Toast to America' , que acontece pela quinta vez desde 2016, pretende "associar as celebrações da independência dos Estados Unidos da América à Madeira, visto a Declaração de Independência assinada em 1776 ter sido brindada, à data, com Vinho Madeira", explica a Secretaria Regional de Turismo e Cultura em nota de imprensa.

Nos jardins da embaixada, na Massachusetts Avenue, estiveram presentes: sobretudo membros da estrutura governamental dos EUA, representantes de outras embaixadas naquele país, docentes universitários e altos dignitários, representantes de instituições financeiras, do trade, de companhias aéreas, concretamente a SATA e a TAP, assim como do Turismo de Portugal e dos media. De destacar ainda alguns associados da APM que fizeram questão de marcar presença no evento, nomeadamente: a Madeira Wine Company, a agência de viagens Euromar, a Fábrica de Bordados Bordal, os grupos hoteleiros Savoy Signature e The Views.

Durante o “Toast to America” foram recordados ainda célebres norte-americanos que são descendentes de madeirenses, além de realizada uma apresentação sobre o destino Madeira, abrilhantada com a decoração feita com motivos regionais e com o sabor e aroma das iguarias e vinhos do arquipélago.

Refira-se ainda que antes da celebração, Eduardo Jesus, em representação do Presidente do Governo da Madeira, entregou à representante do Gabinete de Protocolo de Estado da Casa Branca ali presente uma lembrança da Região para o Presidente norte-americano, Joe Biden: uma garrafa de Vinho Madeira do seu ano de nascimento e dois lenços com bordado Madeira. Também o embaixador foi agraciado com uma lembrança enviada pelo Presidente do Governo Regional.