Navio 'Rebecca S' faz história com estrutura de comando no feminino
O navio porta-contentores da GS Lines, o 'Rebecca S', atracou no porto do Caniçal esta quinta-feira, sob o comando da comandante Ana Melim e da imediato Telma Cunha, um facto inédito marinha mercante portuguesa. Este navio que assegura as ligações marítimas regulares entre Portugal continental e a Madeira conta com 11 tripulantes e é o primeiro a ter um comando no feminino.
"Este momento revela a importância que a igualdade de género assume na cultura do Grupo Sousa, prosseguindo a sua grande aposta na capacitação de jovens talentos e na promoção das carreiras ligadas ao mar", refere nota à imprensa, acrescentando que Ana Melim e Telma Cunha são um exemplo vivo que a competência profissional prevalece sobre o género.
"O Grupo Sousa está permanentemente focado em reconhecer o talento e profissionalismo das suas pessoas, procurando, assim, contribuir para a construção de carreiras sólidas e de sucesso nas áreas do transporte marítimo, da logística e energia", refere a mesma nota.
A comandante Ana Melim, de 32 anos, tornou-se a primeira madeirense a comandar um navio da marinha mercante. Tal facto mereceu destaque na primeira página do DIÁRIO, na sua edição de 7 de Junho de 2023.
Buscas 6 anos após suspeitas de fraude com fundos europeus
Acção do DCIAP em vários pontos do País visou o universo de projectos ligados a líder de empresa de software. Várias empresas visadas tinham sede num gabinete na Rua Princesa Dona Amélia, conforme já tinha revelado o DIÁRIO em 2021.
Formou-se na Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) e ingressou no Grupo Sousa em 2013, como piloto de 2.ª Classe, tendo desempenhado a função de piloto de 1.ª Classe (Imediato) no navio “Rebecca S” desde 2019.