5 Sentidos

Eugénio Perregil falou sobre a cultura madeirense no 'Taste of the World' em Londres

None

O presidente do Centro de Estudos e Desenvolvimento, Educação,Cultura e Social (Calheta-Costa do Sol) Eugénio Perregil foi o convidado do evento 'Taste of the World' em Londres no qual o dia foi dedicado à Madeira, organizado pela instituição Alexandra Grande Care Home.

O evento começou com a projecção de filme sobre a Madeira e depois houve almoço, pelas 12h30, onde foram servidos dois pratos típicos madeirenses, um de peixe e outro de carne e ainda uma sobremesa de maracujá.

Eugénio Perregil participou no almoço com cerca de uma centena de pessoas que degustaram a gastronomia madeirense.

Já ao meio da tarde, pelas 15 horas decorreu a conferência sobre a cultura madeirense subordinada ao tema “Vamos viajar à Madeira”, no qual Eugénio Perregil explicou os diversos aspectos da cultura madeirense desde do século XV até à actualidade.

“Para conhecer uma Região ou uma localidade é importante conhecer a sua história, a gastronomia, a cultura nas suas diversas dimensões e a Madeira tem uma riqueza incalculável, desde de o mar até a serra e até das suas gentes. Os visitantes podem usufruir de um conjunto diversificado de experiências na Região, desde do lazer, as caminhas pelas levadas e outro percursos, à gastronomia, a usufruir de espaços culturais e também de degustar as diversas bebidas típicas madeirenses mas com especial destaque para o vinho Madeira,” explicou Eugénio Perregil

O conferencista falou ainda do Bordado Madeira e da importância do Vinho Madeira ao nível mundial e ainda referenciou os diversos eventos que a Madeira realiza ao longo do ano, desde do Carnaval, a festa da Flor, a festa do vinho e das festividades do Natal e do fim do ano,

O evento começou com a projeção de um vídeo promocional da Madeira cedido pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura e no fim, Eugénio Perregil ainda abordou o projeto “A Volta ao Mundo com o Feiticeiro da Calheta”, desde da exposição, ao filme e ao livro, no qual destacou a importância das tradições, usos e costumes e da criação da letra e música do baixinho da Madeira pela poeta popular João Gomes de Sousa, mais conhecido por Feiticeiro da Calheta.

No final do evento os participantes tiveram oportunidade de beber vinho Madeira, poncha, e licor de anona, brisa maracujá e laranjada e ainda de provar broas de mel, bolo de mel dos Engenhos da Calheta e tremoços.

Eugénio Perregil terminou o evento mostrando um machete madeirense construído pelo mestre Carlos Jorge e ilustrado pela Rafaela Rodrigues que está a dar a volta ao mundo.

A preparação do evento dedicado à Região foi coordenada pela madeirense Susana Patrício que está no Reino Unido há cerca de 12 anos.