Madeira

Instituto para a Qualificação da Madeira assina hoje protocolo com IEFP

Este é um dos assuntos em destaque na agenda desta sexta-feira, 30 de Junho

None

Seminário ‘Certificação de Competências de Especialização Pedagógica - Diferentes Contextos de Intervenção’, acontece às 14 horas, no auditório deste Instituto

  1. 77 %

O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, estará presente, esta sexta-feira, 30 de Junho, na assinatura de um protocolo entre o Instituto para a Qualificação, IP-RAM (IQ, IP-RAM) e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), que terá lugar no auditório deste Instituto, às 16h15.

De acordo com a tutela: “o protocolo visa permitir o apoio pedagógico e tecnológico na execução de futuras acções de formação”.

Logo após a celebração do acordo, o IQ, IP-RAM procederá à entrega dos primeiros 34 Certificados de Competências Pedagógicas de Especialização, que resultam da primeira formação do género promovida na Região Autónoma da Madeira, mais concretamente de “Gestor/Coordenador de Formação” (19) e “e-Formador” (15).

Estas duas iniciativas decorrerão no âmbito do seminário ‘Certificação de Competências de Especialização Pedagógica - Diferentes Contextos de Intervenção’, que terá lugar também amanhã e no mesmo local, a partir das 14 horas, organizado pelo IQ, IP-RAM em parceria com o IEFP.

O seminário – que contará com a presença do presidente do IEFP, Domingos Lopes –aintegra a “lista de eventos” que serão promovidos no âmbito do Ano Europeu das Competências - 2023(#EuropeanYearOfSkills), e tem como intuito desenvolver a temática da certificação de competências de especialização pedagógica em diferentes contextos formativos de intervenção.

O Ano Europeu das Competências 2023 visa ajudar as empresas, em especial as pequenas e médias empresas, a fazer face à escassez de competências na EU e “ajudar as pessoas a adquirir as competências adequadas para empregos de qualidade”, tendo em conta que “as transições ecológica e digital estão a criar novas oportunidades para as pessoas e a economia da EU”.

Temos de investir muito mais no ensino profissional e na melhoria de competências. Para esse efeito, precisamos de uma melhor cooperação com as empresas, uma vez que estas conhecem melhor as suas necessidades. E temos de adequar estas necessidades às aspirações das pessoas. Além disso, temos também de atrair as competências certas para o nosso continente, competências que ajudem as empresas e reforcem o crescimento da Europa Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia

Números da UE

77 %

das empresas da UE referem dificuldades em encontrar trabalhadores com as competências necessárias

20 milhões

de especialistas em TIC deverão estar empregados na UE até 2030

60%

dos adultos deverão participar, todos os anos, em ações de formação até 2030

Fonte: 

Ano Europeu das Competências 2023

O Ano Europeu das Competências 2023 ajudará as empresas, em especial as pequenas e médias empresas, a fazer face à escassez de competências na UE.

Saiba que iniciativas estão agendadas para hoje na Madeira:

10h00  O secretário Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Humberto Vasconcelos, vai marcar na reunião do Comité de Acompanhamento do PEPAC R.A. Madeira, que é responsável pelo exercício das competências que estabelece o modelo de governação dos fundos europeus para o período de programação 2023-2027.

Na ordem de trabalhos consta a aprovação do Regulamento Interno do Comité de Acompanhamento, a apresentação geral do PEPAC R.A.Madeira, emissão de parecer sobre os Critérios de seleção das EDL – Estratégias de Desenvolvimento Local, entre outros.

Integram como membros do Comité de Acompanhamento do PEPAC R.A.Madeira diversas entidades europeias, nacionais e regionais, sendo elas governativas, associativas e universitárias.

O encontro terá lugar na sala de conferências do Hotel Savoy Palace.

10h00 A secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada estará na Estação de Medição da Qualidade do Ar, em São Gonçalo, no Funchal, onde irá abordar a qualidade do ar, nomeadamente nestes últimos dias. Depois, pelas 11 horas, estará no hastear da Bandeira Azul da Ribeira do Faial, concelho de Santana.

10h00 O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira recebe, a Cônsul Geral do Funchal Carol Delgado, numa audiência de apresentação de cumprimentos. José Manuel Rodrigues, recebe também em audiência, mas para cumprimentos despedida, a Juíza Desembargadora Ana Celeste Carvalho, Juíza Presidente dos Tribunais Administrativos e Fiscais de Lisboa e Ilhas, às 11 horas.

10h30 O secretário regional de equipamentos e infraestruturas, Pedro Fino, visita os trabalhos de requalificação da Mata da Nazaré. Com a requalificação deste parque urbano, o Governo Regional pretende “aumentar a qualidade de vida e o bem-estar da população local, contribuindo ainda para a preservação do património natural”, uma vez que será mantida a área verde existente, com cerca de 13.000 m2 de área.

10h30 Lançamento da campanha “Apanhe os dejetos do seu cão”, no Parque de Santa Catarina. Paralelamente terá lugar um passeio matinal com animais do Canil Vasco Gil, que serão acompanhados por vários elementos do Centro Comunitário do Funchal e da Associação de Paralisia Cerebral da Madeira, entre as 10h30 e as 11h30, igualmente no Parque de Santa Catarina. A iniciativa contará com a presença da vereadora do Ambiente na CMF, Nádia Coelho.

10h30 O Juntos pelo Povo (JPP) promove uma iniciativa política, junto ao Lar da Bela Vista, no Funchal, que terá como porta-voz o deputado Paulo Alves.

11h00 O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, vai estar presente na abertura do segundo ginásio da marca ‘Fitness Factory’ na Região, desta feita no Caniço. Pela tarde, às 17 horas, estará presenta na abertura da nova clínica Fisioclinic, localizada no Edifício Funchal Business Center.

11h00 O grupo parlamentar do PSD Madeira realiza um workshop sobre ‘Substâncias psicoativas: desafios sociais e legislativos’, na Casa do Povo de São Roque, no Funchal.

12h00 A CDU realiza, amanhã sexta-feira dia 30 de junho, pelas 12:00, à Avenida Zarco, junto ao Call-Center da ALTICE uma acção política para abordar as incidências da precariedade laboral na Região.

12h30 O secretário regional de Saúde e Protecção Civil, acompanhado pelos dirigentes daquele serviço, irá visitar a equipa de vigilância às serras da Madeira, afeta ao Corpo de Bombeiros Voluntários da Ribeira Brava e Ponta do Sol, no âmbito do Plano Operacional de Combate aos Incêndios Rurais.

14h00 Celebração da conclusão do ano lectivo da International Sharing School Graduation e graduação dos finalistas nos Reception (cinco anos), PYP5 (5º ano) e MYP5 (10º ano), da International Sharing School, que terá lugar no Centro de Congressos da Madeira (Funchal). A cerimónia conta com a presença do presidente da Assembleia Legislativa Regional, José Manuel Rodrigues, Elena Freitas, vogal da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, Nini Andrade Silva, designer madeirense reconhecida a nível internacional, pais, alunos equipa e administração da escola.

51 alunos de 19 países recebem na Madeira graduação do International Sharing School

É já amanhã, sexta-feira, 30 de Junho, que mais de meia centena de alunos de quase uma vintena de países recebe uma graduação pela International Sharing School – Madeira, numa cerimónia de graduação que se realiza a partir das 14h00 na sala do Centro de Congressos - Casino da Madeira.

15h00 O grupo parlamentar do Partido Socialista promove uma conferência de imprensa esta sexta-feira, junto à Assembleia Legislativa da Madeira. A iniciativa terá como porta-voz o presidente do partido, Sérgio Gonçalves.

16h00 O representante da República para a R.A.M, o juiz conselheiro Ireneu Cabral Barreto, recebe, no Palácio de São Lourenço, para cumprimentos despedida, a Juíza Desembargadora Ana Celeste Carvalho, Juíza Presidente dos Tribunais Administrativos e Fiscais de Lisboa e Ilhas.

17h00 O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, visita o Ginásio da Associação de Doenças Neuro-Músculo-Esqueléticas da RAM, localizado na Avenida do Colégio Militar, Complexo Habitacional da Nazaré.

CULTURA E ENTRETENIMENTO

18h00 Tem lugar no Museu A Cidade do Açúcar, o próximo do concerto da iniciativa Música nos Museus (iniciativa da Câmara Municipal do Funchal), com o Ensemble Eça de Saias.

O programa musical nesta actuação centra-se, principalmente, à volta das sonoridades das peças 'Faronels Ground' e 'Paul´s Steeple'. Com as restantes músicas, é pretendido que a audiência se teletransporte para a primeira metade do século XX. A viagem é realizada com o recurso a melodias simples que se inserem num ambiente propício à fusão musical dos instrumentos que compõem o ensemble (Bandolim, Flautas de bisel, Guitarra e Bandola), causando uma introspeção e imaginação.

A formação musical Eça de Saias é composta por: Teresa Leão (Bandolim), Sara Faria (Flautas de Bisel), Romeu Curto (Guitarra) e Ricardo Mota (Bandolim/Bandola) e o seu nome é uma referência à escritora Luísa Susana Grande Freitas Lomelino ou Luzia (nome artístico).

O ensemble foi criado em 2022 e apresentou-se ao público pela primeira vez em Novembro do mesmo ano, com o ciclo 'Cartas do Campo e da Cidade', em homenagem ao livro homónimo de Luzia, Eça de Saias.

O projeto “Música nos Museus” é um empreendimento da Câmara Municipal do Funchal, que pretende levar um concerto por mês a um dos museus integrados no Município. É uma ação com dupla vantagem, pois atribui visibilidade aos espaços e também dá a conhecer os artistas regionais.

Os bilhetes para o concerto estão limitados a uma plateia de 40 pessoas e custam 5 euros. Podem ser adquiridos on-line, na ticketline, ou na bilheteira do Teatro Municipal Baltazar Dias.

21h30 Concerto do Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses, com a participação da Orquestra de Jazz do Funchal e Sofia Almeida, na Praça do Povo, no Funchal.

DESPORTO

19h00 O III Festival de GPT Cidade de Câmara de Lobos acontece, hoje, no Pavilhão Gimnodesportivo da Torre. Este festival organizado pelo Clube Desportivo Garachico, em parceria com a Associação de Ginástica da Madeira, conta com cerca de 100 ginastas inscritos de clubes madeirenses e ainda uma equipa do território nacional, nomeadamente a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Alto de Algés, que participa com 16 ginastas.

EFEMÉRIDES

Principais acontecimentos registados no dia 30 de Junho, Dia Mundial das Redes Sociais e Dia Internacional dos Asteroides:

1097 - Batalha de Nicea, da I Cruzada.

1487 - É publicado o primeiro livro impresso em Portugal, nas oficinas de Samuel Gacon, em Faro, intitulado em hebraico "Pentateuco", atualmente no Museu Britânico, em Londres.

1574 - Guilherme d'Orange convence a Holanda a abrir os diques para obrigar os espanhóis a levantar o cerco a Leyden.

1686 - A Royal Society autoriza a publicação do primeiro dos três volumes dos "Principia", de Isaac Newton ("Princípios Matemáticos da Filosofia Natural"), com o patrocínio do astrónomo Edmond Halley. A primeira edição integral seria lançada a 05 de julho de 1687.

1793 - Inauguração do Teatro de S. Carlos, Lisboa, com a exibição de "Amore e Riconoscenza".

1798 -É fundada a Sociedade Real Marítima, Militar e Geográfica para o Desenho, Gravura e Impressão das Cartas Hidrográficas, Geográficas e Militares.

1805 - Morre, aos 72 anos, o intendente-geral da polícia Pina Manique, impulsionador da Casa Pia.

1878 - Inauguração da ponte de Viana do Castelo, construída pela firma Eiffel.

1906 - São fixadas as fronteiras territoriais da zona demarcada do Douro.

1913 -- Criação da Faculdade de Ciências Económicas e Políticas, dirigida por Afonso Costa. Em 1918 tomará o nome de Faculdade de Direito de Lisboa.

1930 - São lançadas as bases da União Nacional, partido único da ditadura do Estado Novo, de Oliveira Salazar.

1934 - "Noite das facas longas", na Alemanha nazi. Adolf Hitler, Goering e Himmler ordenam a morte dos dirigentes da tropa de choque SA.

1936 - É publicado o romance "E Tudo o Vento Levou", da escritora norte-americana Margaret Mitchell.

1941 - Holocausto. Tropas romenas, sob a orientação das forças nazis de ocupação, matam 10 mil judeus, nas principais cidades do país.

1942 - Holocausto. O jornal britânico Daily Telegraph começa a publicar o "dossier" que denuncia a morte de um milhão de judeus, até à data, pelas forças nazis, nos países ocupados.

1960 - É proclamada a independência do Congo Belga, depois Zaire, atualmente República Democrática do Congo.

1961 - Guerra Colonial. É emitido o primeiro comunicado oficial das Forças Armadas portuguesas, anunciando a morte de 50 militares desde o início da guerra, em Angola, a 04 de fevereiro.

1963 - Entronização do Papa Paulo VI.

1969 - A Nigéria impede a realização dos voos da Cruz Vermelha que garantem a entrega de alimentos no Biafra, onde a fome atinge quatro milhões de pessoas.

1976 -- O Decreto-Lei 502/76 institui a EDP, Empresa Pública, que integra a antiga Companhia Portuguesa de Electricidade e toda a rede nacional de energia.

1978 - A Assembleia-Geral da ONU decide substituir a Conferência de Desarmamento de Genebra por um corpo mais amplo de negociação.

1986 - Começam, em Pequim, China, as conversações luso-chinesas sobre o futuro de Macau.

1987 - O Soviete Supremo aprova a proposta de reforma de Mikhail Gorbachov, que estabelece nova gestão económica e a primeira legislação da URSS sobre os direitos humanos.

1988 - É criado o domínio .pt.

1991 - Portugal sagra-se bicampeão do mundo de futebol de sub-20, no Estádio da Luz, em Lisboa, onde vence na final o Brasil por 3 a 2.

- Em Moçambique, são instituídas a liberdade de imprensa, de reunião e manifestação. É dissolvida a polícia política e a atividade económica é aberta à iniciativa privada.

1992 - Os 29 países da NATO e do ex-Pacto de Varsóvia concluem, em Viena, o acordo sobre a limitação de efetivos dos exércitos.

1993 -- É desmantelada a base que a França teve durante quase 30 anos nas Flores. Cerca de 40 trabalhadores portugueses ficam oficialmente no desemprego, mas muitos outros perdem o trabalho naquele dia, sobretudo mulheres que trabalhavam nas 25 casas do "bairro dos franceses".

1998 - As primeiras eleições autárquicas em Moçambique dão a vitória à Frelimo.

1999 - Viagem inaugural do primeiro comboio pendular entre Porto e Lisboa.

2003 - Portugal é eleito em Paris para o Conselho Executivo da Unesco e para a vice-presidência da Comissão Oceanográfica Internacional.

2004 - Euro 2004. A seleção portuguesa de futebol qualifica-se para a final do Campeonato da Europa, com a vitória sobre a Holanda por 2-1.

- Espanha é o terceiro país do mundo a reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

2007 - Eleições legislativas em Timor-Leste dão a vitória à Fretilin, de Mari Alkatiri, com 29 por cento dos votos, seguida do CNRT, de Xanana Gusmão, com 24 por cento. Os resultados oficiais são anunciados a 05 de julho.

- A portuguesa Vanessa Fernandes sagra-se campeã da Europa de triatlo pela quarta vez consecutiva, reforçando o seu estatuto de estrela mundial desta disciplina olímpica.

- O Aravind Eye Care System, da Índia, vence o primeiro Prémio de Visão António Champalimaud, o maior prémio mundial no setor da oftalmologia e combate à cegueira.

2008 - O Sistema de Mediação Laboral, que pretende resolver conflitos entre trabalhadores e empregadores sem recurso ao tribunal e a funcionar já em dez dos 18 distritos, é alargado a todo o Continente.

- O Tribunal de Instrução Criminal do Porto decide não levar a julgamento o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, no processo "Apito Dourado" relativo ao jogo FC Porto-Estrela da época 2003/04, conhecido como o "Caso da Fruta". Este caso é um dos que sustentou a perda de seis pontos do FC Porto e a suspensão do seu presidente, por decisão da justiça desportiva.

2009 -- Um Airbus 310-300, da Air Yemenia, cai no Oceano Indico com 153 pessoas a bordo (66 dos quais franceses), quando voava de Saná para as Ilhas Comoras.

- Morre, com 68 anos, Pina Bausch, coreógrafa alemã, expoente da dança contemporânea.

2010 - O jornal gratuito "Global Notícias" sai pela última vez.

2011 - A UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura atribui a classificação de Reserva Mundial da Biosfera ao arquipélago das Berlengas, a quinta no país, depois das ilhas do Corvo, Flores e Graciosa (Açores) e do Paul do Boquilobo (na bacia hidrográfica do Tejo).

- A China inaugura a maior linha ferroviária de alta velocidade do mundo, entre Pequim e Xangai.

- O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho anuncia a criação de um imposto especial que visa o corte de 50% do subsídio de Natal acima do salário mínimo nacional.

2012 - A maior fortificação abaluartada do mundo, em Elvas, é classificada como Património Mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Este ano a Madeira também concorre a Património Mundial da UNESCO com as suas levadas.

Portugal conta com 17 bens inscritos na Lista do Património Mundial, todos da categoria ‘Sítio Cultural’, excepto a Laurissilva da Madeira, um ‘Sítio Natural’, que foi classificado Património Mundial Natural em 1999, o único bem da Região Autónoma da Madeira com essa distinção até ao momento.

Levadas da Madeira aguardam visita de peritos da UNESCO

Candidatura a património mundial está “bem encaminhado”, diz Susana Prada

- Mohamed Morsi torna-se o quinto Presidente da República do Egito. É o primeiro chefe de Estado egípcio eleito em eleições livres, e ainda o primeiro militante islamita e o primeiro civil a dirigir ao país.

- Morre, aos 96 anos, Yitzhak Shamir nascido Yitzak Jazernicki, antigo primeiro-ministro israelita, vítima de doença prolongada.

2013 - A Espanha sagra-se, pela segunda vez na sua história, campeã europeia de basquetebol feminino, ao bater na final a anfitriã França por 70-69, em Orchies.

- Milhares de manifestantes exigem a demissão do Presidente do Egito, Mohamed Morsi, acusado de não conseguir governar o país e de apenas servir os interesses da Irmandade Muçulmana, de onde provém.

- O canoísta júnior Diogo Lopes sagra-se campeão da Europa no olímpico K1 200 metros, na primeira medalha de Portugal nos Europeus que decorrem em Poznan, Polónia.

2014 - Morre, aos 84 anos, Paul Mazursky, realizador norte-americano cinco vezes nomeado para os Óscares, autor de "Bob e Carole e Ted e Alice" ou "Um vagabundo na alta-roda".

- 800.000 pessoas votam a favor de maiores liberdades democráticas num referendo não oficial organizado pelo movimento pró democrata Occupy Central (criado em 2013) sobre a reforma eleitoral em Hong Kong.

2015 - A Grécia decide fechar os bancos até 06 de julho, dia seguinte ao referendo sobre o programa de resgate, e limita o levantamento de dinheiro a 60 euros diários.

- Os ministros das Finanças da zona euro reúnem-se através de teleconferência e rejeitam uma extensão do programa de assistência à Grécia.

2016 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulga o decreto-lei do Governo que altera o estatuto do gestor público, para evitar "risco de paralisia" da Caixa Geral de Depósitos, e deixa avisos sobre os salários no banco público.

- João Sousa é o primeiro português da história do ténis a atingir a terceira ronda de Wimbledon.

2017 - O parlamento alemão aprova um diploma que legaliza o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

- Morre, aos 89 anos, Simone Veil, antiga ministra, autora da lei de legalização da interrupção voluntária da gravidez em França e primeira presidente do Parlamento Europeu.

2019 - Donald Trump é o primeiro Presidente dos Estados Unidos a entrar em solo da Coreia do Norte, ao cruzar a pé a fronteira e cumprimentar o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

2020 - Os deputados aprovam uma proposta do PCP que prevê o reforço da contratação de profissionais para o Serviço Nacional de Saúde, através da abertura de concurso no prazo de três dias.

- O Tribunal da Relação de Coimbra decide que o presidente da Câmara de Pedrógão Grande não vai a julgamento no processo sobre as responsabilidades no grande incêndio de 2017, ao dar provimento aos recursos de Valdemar Alves e do Ministério Público.

- O Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional da China ratifica a controversa lei de segurança de Hong Kong e que penas de prisão perpétua estão ainda em cima da mesa.

- A Airbus anuncia a supressão de 'cerca de 15.000 postos' de trabalho o que corresponde a 11% dos efetivos, em todo o mundo até ao verão de 2021, sem excluir despedimentos, para "redimensionar a sua atividade na aviação comercial".

2022 - O primeiro-ministro, António Costa, desautoriza o ministro das Infraestruturas e revoga o despacho da véspera que apontava os concelhos do Montijo e Alcochete como localizações para o novo aeroporto de Lisboa. E reafirma que quer uma negociação e consenso com a oposição sobre esta matéria. Pedro Nuno Santos assume "erros de comunicação" com o Governo nas decisões que envolveram o futuro aeroporto da região de Lisboa, afirmando que "obviamente" se mantém em funções.

PENSAMENTO DO DIA

A sabedoria contém o desespero Henri David Thoreau (1817-62), escritor e filósofo norte-americano

Este é o centésimo octogésimo primeiro dia do ano. Faltam 184 dias para o termo de 2023.