Festival do Atlântico encanta milhares de pessoas no Funchal
Francesa ‘Brezac Artífices’ apresentou espectáculo piromusical com o tema ‘O 5.º Elemento’
O segundo dia do Festival do Atlântico, desta vez de volta aos moldes tradicionais, na baixa da cidade do Funchal, captou a atenção de milhares de pessoas.
A algazarra tomou conta da capital madeirense, que ficou repleta de locais e turistas que acompanharam atentamente o espectáculo piromusical com o tema ‘O 5.º Elemento’ promovido pela francesa ‘Brezac Artífices’.
Durante pouco mais de 20 minutos, o público ficou fascinado com o fogo-de-artifício acompanhado por música que teve como inspiração os quatro elementos Ar, Fogo, Água e Terra, que se uniram para dar origem ao quinto, a Vida, evidenciada por uma abundância final multicolorida.
Confira as imagens do espectáculo desta noite captadas pelo fotógrafo da ASPRESS Hélder Santos
O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, sublinha que o primeiro fim-de-semana do Festival do Atlântico "cumpriu na plenitude o que estava previsto", fazendo referência ao início descentralizado que teve lugar em Machico, esta sexta-feira, de forma a associar o evento ao Mercado Quinhentista.
O governante sublinha a "extraordinária prestação" da ‘Brezac Artífices' pelo seu "sincronismo levado ao extremo entre a música e o fogo".
Eduardo Jesus recorda as origens do Festival do Atlântico e o seu contributo para o Turismo na Região: "Este festival que se faz para cumprir a continuidade de um desafio lançado por João Carlos Abreu há largos anos que visava acima de tudo aumentar a ocupação, a procura pelo destino turístico. Esse desafio está a ser cumprido basta compararmos as taxas de ocupação de antes e depois da existência do Festival".
Nos próximos dois sábados, dias 10 e 17 de Junho, a baixa da cidade do Funchal volta a acolher espectáculos piromusicais a partir das 22h30, ambos com duração aproximada de 20 minutos. Os espectáculos de fogo-de-artifício estarão integrados no Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício da Madeira, tal como habitual.
A 10 de Junho o espectáculo estará a cargo da ‘Pirotecnia Reyes S de RL de CV’, do México, que trará o tema ‘Canta Baila Madeira’ para os céus da Madeira. Já a 17 de Junho, com o tema ‘Ícones - Lendas do Rock’, será a ‘La Pirotecnica SAGL di Colombo’ proveniente da Suíça a encantar o público na Madeira.
As sessões de encerramento do Festival do Atlântico, a cargo da empresa organizadora do evento, a Macedo’s Pirotecnia (igualmente responsável pela abertura), terão lugar no Porto Santo, a 23 de Junho, sexta-feira, pela meia-noite, após as marchas populares de São João, e na capital madeirense, no último sábado do mês, dia 24.