Natacha Carvalho vence concurso literário do Dia de Portugal
Ireneu Barreto revelou que a vencedora foi a aluna do 9.º Ano da Escola Básica dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos com Pré-escolar Bartolomeu Perestrelo
Natacha Carvalho, aluna do 9.º ano da Escola Básica dos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos com Pré-escolar Bartolomeu Perestrelo, foi a grande vencedora da edição deste ano do concurso literário Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. A cerimónia de entrega de prémios decorreu esta manhã, no Palácio de São Lourenço.
Na ocasião, o Representante da República para a Região Autónoma da Madeira referiu que esta é uma forma de assinalar o Dia de Portugal “em particular junto dos alunos dos ensinos básico, secundário ou profissional, numa celebração da nossa Pátria e do nosso Povo”.
Ireneu Barreto agradeceu o esforço de todos os participantes, assinalando que estes atravessaram uma pandemia que os “fechou em casa e afastou do normal convívio escolar”. Além disso, estamos a atravessar uma guerra. A evocação de dois eventos negativos serviu para mostrar aos mais novos que não devemos dar as coisas por garantidas.
Na sua intervenção, o Representante da República falou sobre as novas tecnologias no ensino, salientando os seus benefícios, mas alertando também para “os perigos que estão umbilicalmente ligados ao uso de meios digitais. Acima de tudo, não esqueçamos que aprender e ensinar são actividades humanas”.
Por outro lado, abordou também questões relacionadas com a Inteligência Artificial e ferramentas como Chat GPT que, “podem vir a revolucionar a vida nas escolas, sendo necessário o seu enquadramento com vista a uma utilização responsável”.
Não sabemos os detalhes que o futuro nos reserva, mas podemos ter uma certeza alicerçada na História. Em todos os momentos da humanidade, independentemente daquela que era a tecnologia de ponta em cada uma das épocas, foram mais bem sucedidos aqueles que mais se esforçaram por compreender essas tecnologias. Ireneu Barreto
O Representante da República apelou ainda ao estudo pois, “os resultados que alcançamos podem nem sempre ser perfeitos, mas quanto mais estudamos, melhor compreendemos o Mundo”.
Ireneu Barreto aproveitou também para deixar uma mensagem de apreço aos professores, agradecendo o seu trabalho e dedicação. Frisou que “é necessário criar os incentivos para que os jovens de hoje queiram ser os professores de amanhã. Para que se entusiasmem a prosseguir os estudos nas áreas de pedagogia e contribuam para a continuidade e rejuvenescimento das profissões docentes”.
O júri deste concurso foi composto pelos escritores Irene Lucília Mendes de Andrade e Agostinho Lídio Gonçalves Araújo e pela professora Anabela Abreu Pita.
Lista dos vencedores:
1.º Prémio - Natacha Carolina Gonçalves Carvalho, aluna do 9.º Ano da Escola Básica dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos com Pré-escolar Bartolomeu Perestrelo.
2.º Prémio – Raquel Maria Nóbrega Gonçalves Martins, aluna do 9.º Ano da Escola Básica dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos com Pré-escolar Bartolomeu Perestrelo.
3.º Prémio – Ana Carolina Ornelas Oliveira, aluna do 9.º Ano do Colégio de Santa Teresinha;
Menção Honrosa – Ana Maria Sá da Silva, aluna do 9.º Ano do Colégio de Santa Teresinha;