Operação da TAP na Madeira pode ser afectada entre 30 de Junho e 1 de Julho
"A operação da TAP de/para o Funchal pode ser afectada devido a condições meteorológicas adversas, em especial entre os dias 30 de Junho e 1 de Julho", advertiu hoje a companhia aérea na sua página oficial de Facebook.
A TAP recomenda aos passageiros que verifiquem o estado do seu voo (em: https://www.flytap.com/pt-pt/ferramenta-informacao-voo), antes de se dirigirem para o aeroporto.
A transportadora aérea nacional refere ainda que "os passageiros com bilhetes de/para o Funchal, para voos nos dias 30 de junho e 1 de Julho e emitidos até 28 de junho, podem alterar o seu bilhete para voos nos dias 28 ou 29 de junho ou de 2 a 9 de julho, na mesma cabina, sem qualquer penalização, em (https://www.flytap.com/pt-pt/gestao-da-reserva) ou nos agentes de viagens".
A comunicação da TAP não especifica se as condições meteorológicas adversas se devem à previsão de vento forte para a Madeira nos próximos dias ou com a nuvem de fumo dos incêndios do Canadá, que permanece ainda sobre os arquipélagos dos Açores e da Madeira.
A última atualização feita pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) dá conta que as previsões para as próximas horas apontam para "condições favoráveis a dissipação da nuvem de fumo" dos incêndios florestais do Canadá sobre o Atlântico Norte e a Europa.
"Neste momento, deverá estar completamente dissipada sobre Portugal continental, permanecendo ainda sobre os arquipélagos dos Açores e da Madeira, mas com tendência a dissipar", precisa o IPMA, embora refira que "a partir de domingo esta situação deve estar "completamente ultrapassada".
Quanto ao vento, já obrigou pelo menos três voos com destino à Madeira a divergir, esta tarde, para o Porto Santo.
Vento volta a 'trocar voltas' aos aviões no Aeroporto da Madeira
Pelo menos três voos foram obrigados a divergir, para o Porto Santo, desde as 17 horas