Fumo vindo dos fogos no Canadá já se faz sentir e vai durar até sábado
Depois de mais uma noite tropical na Madeira, ainda assim menos quente do que nas duas anteriores, o dia começa com um ar diferente, a mistura do já habitual e comum 'tempo leste' misturado com uma neblina que dizem os meteorologistas é causado por fumo dos incêndios florestais que lavram há várias semanas no Canadá, no outro lado do Atlântico.
A primeira foto foi tirada esta manhã, as restantes já são de terça-feira, notando-se a diferença. Contudo, estas nuvens sentem-se mais nas quotas dos mil metros de altitude, mas não devem constituir danos para a saúde, uma vez que a dimensão das partículas em suspensão na atmosfera (< 2.5 micrometros) e por gases (especialmente monóxido de Carbono), não estão em concentração de nível de risco.
De acordo com o IPMA, "a nuvem de fumo que durante o dia de ontem cobria a totalidade do território continental encontra-se em fase de dissipação, afetando neste momento a Espanha, Grã-Bretanha, França, Bélgica e os Países Baixos. Por outro lado, a nuvem de fumo intensificou-se sobre a região dos Açores e da Madeira", dizia uma nota divulgada ontem.
Dizem as previsões do serviço CAMS (programa europeu Copernicus), "a nuvem de fumo deverá dissipar completamente sobre o território continental nas próximas 24 horas, mantendo-se ainda sobre os arquipélagos dos Açores e da Madeira até pelo menos dia 1 de Julho (sábado). Durante os dias seguintes as condições atmosféricas deverão ser favoráveis para a dissipação da nuvem sobre todo o território nacional", acredita.