Rui Abreu assina contratos-programas do GR no valor de 15 mil euros
No segundo dia de visita à Venezuela, o director regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, esteve com madeirenses carenciados que residem na zona de Cátia e no centro de Caracas, na última segunda-feira, 26 de Junho.
Acompanhado pelos voluntários do Programa ‘Ángeles Lusitanos’, pelo presidente da Organização Não Governamental ‘Regala una Sonrisa’, e pelo Conselheiro das Comunidades Madeirenses, Gil Andrade, o governante madeirense ficou a conhecer a história de vida de alguns conterrâneos que actualmente vivem com dificuldades na Venezuela, e que são apoiados por estas instituições.
“Conheci o Sr. Isidro Pestana, natural do Estreito de Câmara de Lobos, que é um sobrevivente da tragédia de Vargas de 1999, tem um pé amputado, e é vendedor ambulante na Avenida Baralt”, contou Rui Abreu, sublinhando: “É um exemplo de coragem e de perseverança na vida”.
Coragem e perseverança são palavras que também definem Teresa De Abreu, natural do Campanário, e a família Pestana originária da Ribeira Brava. “A D. Teresa de Abreu produz e vende bilhetes numa banca situada a oeste de Caracas, graças ao apoio da Associação ‘Regala una Sonrisa’”.
“Já a família Pestana que administra um edifício de habitação no centro de Caracas, vive uma situação delicada. Necessita de medicação diária e não consegue manter o seu estabelecimento comercial, um restaurante”, lamentou.
É aqui que a ONG Sonrisa e os voluntários do ‘Angeles Lusitanos’ entram em ação. “Estas associações desenvolvem um trabalho meritório junto da população carenciada, dando teto, dando apoio, prestando cuidados e ainda financiando a criação de pequenas empresas”, sublinhou Rui Abreu.
GR apoia madeirenses carenciados
“O Governo Regional da Madeira tem um dever de proteção para com os madeirenses carenciados, sejam residentes na Região, sejam residentes nos países da Diáspora”, enfatizou.
Durante a visita à Casa de Abrigo dos Anjos Lusitanos em Caracas, Rui Abreu assinou um contrato-programa do Governo Regional com os ‘Ángeles Lusitanos’, que prevê um apoio de 5.000 Euros àquele programa de solidariedade social.
O ‘Ángeles Lusitanos’ é um programa desenvolvido pela ONG ‘Regala una Sonrisa’ destinado a pessoas carenciadas de origem portuguesa. Um projeto que nasceu em 2020 e que já prestou apoio a 204 portugueses, 118 madeirenses e 86 oriundos de Portugal Continental.
Quatro associações recebem 20 mil euros em apoios do Governo
Rui Abreu elegeu a área social como principal roteiro da deslocação oficial à Venezuela, que decorre entre 24 de junho e 2 de julho. Durante a visita serão assinados quatro contratos-programa de apoio a instituições de solidariedade madeirenses com sede naquele país sul-americano.
Serão atribuídos um total de 20 mil euros em apoios a quatro instituições de solidariedade social, sendo que cada uma receberá 5 mil euros.
Depois do Programa ‘Ángeles Lusitanos’, esta terça-feira foram assinados mais dois contratos de apoio: Um com o Lar Padre Joaquim Ferreira, e outro com a Sociedade de Beneficência das Damas Portuguesas. O contrato-programa com o Lar Geriátrico Luso-Venezuelano de Maracay será celebrado amanhã, quinta-feira, 29 de junho.