Madeira

Novos edifícios na Praia Formosa terão no máximo nove pisos

Plano Director Municipal será cumprido, garante CMF

None

Autarquia funchalense vai desenvolver uma Unidade de Execução

Os edifícios destinados à habitação a construir na zona da Praia Formosa terão no máximo nove pisos, garantiu esta terça-feira, 27 de Junho, o vereador da Câmara Municipal do Funchal, João Rodrigues.

O responsável pelos pelouros do Urbanismo e do Ordenamento do Território assegurou que as regras do Plano Director Municipal serão integralmente cumpridas.

Durante a apresentação do projecto das áreas públicas da Praia Formosa, João Rodrigues reforçou que a contrapartida para a aprovação e o licenciamento dos três investimentos habitacionais privados, compostos por uma área total de 111.000 metros quadrados, foi a cedência à Câmara Municipal do Funchal de 54.000 metros quadrados, destinados à construção de um jardim público, quatro estacionamentos cobertos, a extensão da promenade (1.000m), novos acessos ao mar (9) e instalações de apoio à praia (4). 

Apesar de os pedidos de licenciamento ainda não terem dado entrada nos serviços camarários, a autarquia funchalense vai avançar com os projectos para a área pública, desenvolvendo uma unidade de execução que estará em discussão pública durante 20 dias entre Julho e Agosto deste ano. O vereador da CMF apelou à participação da população funchalense para que seja decidido que equipamentos instalar no jardim público.

O parque verde, com 38 mil metros quadrados, será o maior da cidade do Funchal e deverá ser equipado com diferentes infra-estruturas de uso público e gratuito. Já os quatro parques para estacionamento público rotativo, deverão ser construídos na cave dos três edifício, estando previstos entre 600 a 650 lugares. 

Todo o quarteirão da Praia Formosa será requalificado. Além de reabilitar os arruamentos existentes, será criado um novo acesso à zona da Praia Formosa. 

Os investimentos, a serem feitos por privados, deverão estar concluídos no final de 2025. Sendo que até o Verão de 2024 existe a previsão de abertura ao público de pelo menos um parque de estacionamento com capacidade para 250 lugares, anunciou o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado. 

Promenade e Praia formosa continuarão a ser públicos 

O edil funchalense aproveitou a ocasião para reiterar, mais uma vez, que o acesso à promenade e À Praia Formosa continuará a ser "público e gratuito". 

O que foi acordado e acertado com os privados é que a acessibilidade à Praia Formosa, à promenade e à praia será sempre gratuita e de acesso público. Nós sempre garantimos isso, sempre dissemos que era isso que estava em cima da mesa e é isso que vai ser concretizado.  Pedro Calado, presidente CMF