Madeira

Quem tem a missão de governar tem "o dever de transmitir esperança", disse Tolentino Mendonça

None

Em reunião, esta tarde, com o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, o cardeal D. Tolentino Mendonça afirmou que quem tem a missão de governar tem o "dever da esperança". 

“Tivemos a oportunidade fazer um balanço deste momento do mundo, de falar das preocupações do Santo Padre, das Jornadas Mundiais da Juventude em Portugal, e sobretudo condividir a esperança. Quem tem estas missões de governar, o senhor Presidente da Assembleia Legislativa, na Madeira e eu no Governo da Santa Sé na área da Cultura e da Educação, tem o dever da esperança e o dever de transmitir esperança. E aí encontramo-nos perfeitamente sintonizados”, confirmou.

O Cardeal considerou, ainda, que a audiência com o José Manuel Rodrigues simbolizou “um encontro com todas as instituições madeirenses e com o seu povo”.

Por seu lado, o presidente da ALM destacou “o enorme orgulho em estar com o Cardeal D. José Tolentino de Mendonça, uma figura eminente da Igreja e uma das maiores figuras da Igreja Católica Mundial, que representa muito para a Madeira e para Portugal”.

Tive a oportunidade de verificar, aqui no Vaticano e na Santa Sé o quanto Dom José Tolentino de Mendonça é apreciado pelos seus pares, pelas pessoas do Vaticano, pelos crentes e o quanto se espera muito dele para o futuro da Igreja Católica ~José Manuel Rodrigues.

O presidente do Parlamento madeirense quis ainda saber a opinião do Cardeal sobre “a forma como os políticos cristãos podem dar um melhor testemunho de fé na sua acção política, quer individualmente quer colectivamente”. José Manuel Rodrigues considera que este é um caminho importante para a acção política e para a igreja católica, “que muitas vezes é atingida por más notícias, mas que é uma igreja que tem feito muito pelas pessoas”.

Aproveitou o encontro com D. José Tolentino de Mendonça para confirmar a presença nas Jornadas Mundiais da Juventude, que decorrem de 1 a 6 de Agosto em Lisboa.

Amanhã, José Manuel Rodrigues é recebido em audiência, pelo Papa Francisco.