Festas de São Pedro de Câmara de Lobos arrancam amanhã
De 28 de Junho a 2 de Julho, as festas contam com a actuação de artistas regionais e nacionais, romagens, marchas, cortejo etnográfico, espectáculo piromusical procissão marítima até à Ribeira Brava e as já tradicionais decorações de rua
A Câmara Municipal de Câmara de Lobos "tem tudo preparado" para as Festas de São Pedro que arrancam amanhã, 28 de Junho, avança o município em nota emitida. Este ano, a autarquia, além de um cartaz musical eclético com artistas nacionais e regionais, aposta na recuperação de tradições associadas a São Pedro, com as romagens, acompanhadas pela Banda Municipal de Câmara de Lobos, logo no primeiro dia, a partir das 17 horas.
Segue-se a vigília de São Pedro na Capela de Nossa Senhora da Conceição, as Marchas Populares culminando com um apoteótico espetáculo piromusical. A animação musical ficará a cargo do artista da terra Vasco Freitas, que apresentará o seu concerto de 50 anos de carreira.
No segundo dia, 29 de Junho, Dia de São Pedro, tem lugar a missa e a procissão religiosa, acompanhada pela Banda Recreio Camponês, que em Câmara de Lobos tem a particularidade de prestar a honra a São Pedro Apóstolo e São Pedro Gonçalves Telmo, Santo protector dos pescadores, a quem a comunidade piscatória local tem especial devoção. A animação musical, no palco do varadouro, ficará a cargo de Franco, mais um artista câmara-lobense, e do cantor de música popular nacional Zé Amaro.
Na sexta-feira, 30 de Junho a animação prolonga-se até às 3 da manhã, com actuações a partir das 20 horas dos Amigos da Gaita, a banda Câmara-lobense, Atlantic Vibes e o artista angolano Deejay Télio. A noite encerra com o DJ Pedro Pestana.
No sábado, 1 de Junho, a animação musical começa pelas 19 horas com a actuação dos artistas regionais Hélder Paulo e Marília Andrade, Jorge Ferreira, Heloísa Sousa Band e Mal-Amanhados. Pelas 23h30 sobe ao palco o cantor nacional Fernando Daniel, um regresso às Festas de São Pedro, onde já actuou em 2018, aquando da edição do seu primeiro álbum. Regressa como uma das referências do panorama musical português. A animação prossegue até às 3 horas com Dj Waga.
O quinto e último dia da festa, o domingo, 2 de Julho, fica marcado pelo reviver de tradições, com missa campal no cais de Câmara de Lobos pelas 10 horas, a que se segue a procissão marítima que levará os Santos até ao concelho vizinho, a Ribeira Brava, que também celebra São Pedro.
A animação musical começa pelas 18h30 com Paulo Costa. Às 20 horas tem lugar o Cortejo Etnográfico de São Pedro Goncalves Telmo que percorre a rua São João de Deus, acompanhado pela Banda Orquestral os Infantes, em direcção ao palco do varadouro, onde actua de seguida Ernesto Macedo. Às 2 horas há espectáculo de fogo preso no varadouro, culminando a noite com os ritmos populares de João Quintino.
A nível de oferta gastronómica, estrarão presentes na Festa de São Pedro de Câmara de Lobos 6 restaurantes e 4 instituições, que transformarão o parque de estacionamento numa imensa esplanada. Este ano a novidade é a existência de uma zona onde os presentes poderão confeccionar e saborear a típica espetada, localizada na praça ao lado do Hotel Pestana Churchill Bay.
As Festas de São Pedro "vão muito além da animação e da oferta gastronómica. Um dos factores diferenciadores, que todos os anos atraem milhares de visitantes, não só ao longo do período das festividades, mas também durante todo o Verão", são as decorações de rua, que já se instituíram como verdadeiro cartaz de Câmara de Lobos. Este ano são 9 as instituições do concelho responsáveis pelas instalações de arte urbana, com recurso à reutilização de materiais, que ornamentam as ruas da baixa da cidade.
Este ano as decorações ficaram a cargo dos utentes do Centro Social e Paroquial da Encarnação em parceria com os alunos de design da Universidade da Madeira (UMA), do Centro Social e Paroquial do Carmo em parceria com mais um grupo de alunos de design da UMA, do CACI de Câmara de Lobos, do grupo Teatro Metaphora, da Casa do Povo de Câmara de Lobos, do Imperio da Ilha, da Associação Câmara de Lobos Viva e dos Centros Comunitários do Município.
À semelhança dos anos anteriores, e tendo em conta a elevada afluência prevista, o Serviço Municipal de Proteção Civil terá montado um plano de forma a garantir as condições de segurança de todos os presentes no recinto da Festa