Modelo da Unidade de Alzheimer Dragoeiro pode ser replicado noutras instituições da Região
A forma como nasceu e como trabalha a Unidade de Alzheimer Dragoeiro, localizada na Ribeira Brava, pode ser um modelo a ser replicado em mais instituições, noutros concelhos da Região. A constatação é de Ana Cristina Monteiro, a deputada do CDS que, esta manhã, visitou o espaço acompanhada por Lopes da Fonseca.
Esta Unidade de Alzheimer foi inaugurada em 2021, contou com apoios da União Europeia, Governo Regional e do Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava, acompanhando diariamente 43 utentes, 18 dos quais estão em regime permanente. A resposta que é dada por esta unidade não é suficiente para dar resposta a todos os doentes de Alzheimer da Região, mas poderá vir a ser replicada noutras instituições.
Ana Cristina Monteiro realçou a "importância e o acompanhamento que os pacientes têm nesta instituição, a começar pela adaptação e optimização das instalações físicas mas, sobretudo, na atenção dos profissionais, altamente especializados, que acompanham, diariamente, os utentes desta unidade".
"A deputada centrista louva o trabalho destes profissionais, focando que o tratamento do Alzheimer requer, justamente, aquilo que aqui é feito, o trabalho constante e o acompanhamento dedicado, por equipas multidisciplinares, tendo como política o trabalho para o utente, no seu bem-estar, tentando travar a progressão da demência, acompanhando e monitorizando a evolução dos utentes, tendo, desta forma, atingido resultados positivos", refere em nota à imprensa.
O CDS enalteceu, uma vez mais, o trabalho desenvolvido por toda a equipa e pela instituição.