PAN questiona se crianças do 1.º ciclo "também vão ser 'cobaias' da Microsoft"
O PAN Madeira questiona o Governo Regional sobre a abrangência do seu Plano de Inovação e pretende saber se "também as crianças do 1º ciclo vão ser 'cobaias' da Microsoft". Num comunicado enviado à imprensa, o partido explana as contra-partidas da utilização de tablets nas escolas e pretende resposta a questões anteriormente apresentadas sobre este mesmo plano.
"Que pedagogos defenderam a substituição dos manuais tradicionais pelos manuais digitais? Quem assumirá o custo dos tratamentos médicos se esta política de écrans tiver as consequências desastrosas para as quais a Organização Mundial da Saúde e a Academia Americana de Pediatria alertam?", questiona o PAN.
O partido afirma que a Madeira continua a "oferecer à Microsoft" as crianças, mesmo "perante evidências científicas e relevantes testemunhos pedagógicos" que dão conta dos riscos e consequências da exposição prolongada aos ecrãs: aumento dos casos de miopia; aumento das taxas de depressão infantil, ansiedade; aumento dos casos de défice de atenção, autismo; prevalência de psicoses e comportamentos bipolares; aumento da impulsividade; redução de competências cognitivas ao nível da leitura e da escrita; e aumento do sedentarismo, os excessos de tecnologias acabam por atrasar o desenvolvimento físico da criança.
O PAN afirma que tudo irá fazer em sede do Parlamento regional para que as crianças e jovens da Madeira "não continuem a ser cobaias da Microsoft" em virtude de: a Organização Mundial da Saúde considerar que o problema de visão causado pelos écrans aproximarem-se de uma situação pandémica; a Organização Mundial da Saúde ter classificado os telemóveis tablets e outros dispositivos sem fio com um risco de categoria 2B (possível carcinogénico), devido à emissão de radiação. Sendo as crianças e os jovens ainda mais vulneráveis a estes perigos; e os resultados das aprendizagens indicarem-nos que o futuro da educação é pedagógico e não tecnológico.
"Segundo informações recolhidas pelo PAN - a Madeira é a região incubadora desta experiência da Microsoft", afirma o partido, referindo-se ao programa Microsoft Showcase School.