Madeira

‘Comércio do Funchal’ motiva nova conversa sobre Abril no Funchal

Conheça aqui os destaques da agenda desta terça-feira, dia 27 de Junho, Dia Nacional do Guarda Prisional e Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas

None

O jornal ‘Comércio do Funchal’ e o seu papel nos anos que antecederam a revolução do 25 de Abril será o motivo para uma nova iniciativa, no Centro Cultural e Galeria Anjos Teixeira, no âmbito do projecto ‘Conversas de Abril’.

A conferência, agendada para as 19 horas, terá como orador o coordenador do Museu de Imprensa – Madeira. Lourenço Freitas, que, com base nos estudos que tem vindo a realizar nos últimos anos sobre a imprensa regional, se propõe dar a conhecer algumas particularidades sobre este jornal regional que foi publicado entre 1 de Janeiro de 1967 e 5 de Maio de 1976.

O ‘jornal cor-de-rosa’, como também é conhecido o ‘Comércio do Funchal’, por ser impresso num papel dessa cor, apesar de uma génese local, ganhou uma projecção nacional, como ressalva Lourenço Freitas, notando que o jornal “era vendido nos quatro cantos do país”, inclusivamente nas colónias do Ultramar.

Conforme irá ser demonstrado na conferência de logo à tarde, este jornal teve um papel preponderante no combate e na resistência à ditadura, tendo encontrado formas habilidosas para contornar a censura de foi alvo, tanto que eram vários os colunistas nacionais que colaboraram com este periódico regional.

No entender de Lourenço Freitas, o ‘Comércio do Funchal’ foi, de certa forma, a par do ‘Jornal do Fundão’ e do ‘Notícias de Almada’, outros dois jornais locais, um bom exemplo de como as a voz das regiões teve peso na luta contra a repressão.

O semanário madeirense “conseguiu contornar a censura e conseguiu passar a informação que muitos jornais não passavam” vinca o investigador, falado num “jornalismo mais interventivo”. O facto de ter sido suspenso, em 1968, durante cinco meses, fez com o jornal ganhasse ainda mais projecção, chamando a atenção tanto na Madeira, como fora da ilha.

O ‘Comércio do Funchal’ foi “fundado por um grupo de jovens madeirenses que se propuseram produzir uma informação diferente”, com grande aceitação pelo leitor da época, levando o coordenador do Museu de Imprensa – Madeira a apontar que estamos perante “o jornal de maior projecção na imprensa madeirense” do período da ditadura.

Como referido, a palestra ‘Sobre o papel do «Comércio do Funchal» antes da Revolução’, proferida por Lourenço Freitas, está agendada para as 19 horas, no Centro Cultural e Galeria Anjos Teixeira.

Mas a agenda desta terça-feira apresenta outras iniciativas que deverá ter em conta: 

Política e sociedade

Às 9 horas tem lugar a sessão de abertura da 2ª Edição da CEES - Conferência Internacional sobre Construção, Energia e Sustentabilidade, que decorre até ao próximo dia 30 de Junho, no Vidamar Resort.

Madeira recebe 2.º Congresso CEES

A ministra do território Ana Abrunhosa participará via on-line

Meia hora depois, às 9h30, arranca o ‘Fórum Emprego’ promovido pela Câmara Municipal do Funchal, no átrio dos Paços do Concelho. Incluída no programa deste fórum está a conferência ‘Desafios da Empregabilidade: Competências , tecnologia e crescimento’. Pedro Calado vai abrir o certame. Serão oradores Sara Gonçalves, da Randstad Madeira; Pedro Campos, líder I&DT; Elson Ponte, da SEVENSCOPE; e Pedro Macedo Camacho, engenheiro civil e compositor musical. Ricardo Miguel Oliveira, director geral do DIÁRIO estará a moderar o debate.

À mesma hora tem lugar a sessão de abertura do Seminário ‘Currículo e Qualidade das Aprendizagens’, na Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, com a presença de Jorge Carvalho.

Às 10 horas acontece a apresentação projecto ‘WoundScope’, onde, entre outros temas, será abordada ‘A problemática das férias no contexto actual da saúde’  e será feira uma demonstração da plataforma WounsScope e dos respectivos resultados de implementação. A iniciativa decorrerá no Castanheiro Boutique Hotel.

Às 10h30 prosseguem as Jornadas Parlamentares do PS, com a sessão ‘Ao Lado dos Portugueses: Um crescimento Justo’, abordando a temática dos ‘Salários e Apoios às Empresas’. De acordo com a ordem de trabalhos divulgada pelo partido, participam nesta iniciativa António Costa Silva, Ana Mendes Godinho e Carlos Silva. A moderação caberá a Carlos Pereira. Posteriormente, na sessão de encerramento, intervirão Eurico Brilhante Dias e Ana Catarina Mendes. Os trabalhos decorrerão no Hotel Pestana Casino Park.

Às 10h45, o CDS-PP promove uma conferência de imprensa “onde abordará assuntos de interesse para a população da Madeira e do Porto Santo”. O encontro com a comunicação social terá lugar na Unidade Alzheimer do Centro Social e Paroquial de São Bento, na Ribeira Brava.

Para as 14h30 está agendada a sessão ‘Rota da Energia’, no Museu da Imprensa - Madeira, em Câmara de Lobos, evento da responsabilidade da ADENE – Agência para a Energia e a AREAM - Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira, em colaboração com o Município de Câmara de Lobos.

Às 14h45, o PSD-Madeira realiza uma visita à obra da nova ETAR do Funchal, no Lazareto,

Às 16 horas, é a vez de Miguel Albuquerque visitar as obras de reabilitação e requalificação museológica do Forte de São Filipe e do Largo do Pelourinho.

Requalificação do Forte de São Filipe e Largo do Pelourinho concluída até Agosto

Pedro Fino e Eduardo Jesus deixaram a garantia que até ao final do Verão o espaço já estará aberto ao público, que terá que pagar para usufruir do seu acesso ao espaço museológico

Meia hora depois, às 16h30, Pedro Ramos visita a equipa de vigilância às serras da Madeira afecta ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos, no âmbito do Plano Operacional de Combate aos Incêndios Rurais (POCIR).

Pelas 17 horas terá tem lugar a arruada do Chega Madeira, iniciativa que contará com a presença do líder do partido, André Ventura.

Chega convoca arruada no Funchal

O líder do Chega Madeira utilizou as redes sociais para convocar uma arruada, para o próximo dia 27 de Junho, com a saída do Teatro Municipal Baltazar Dias. A 'partida' está prevista para as 17 horas.

À mesma hora, Rogério Gouveia assina com a Centro Paroquial do Seixal um Contrato-Programa para a comparticipação das obras de reabilitação das instalações daquele centro.

Também às 17 horas, José Manuel Rodrigues  encontra-se com o Prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação do Vaticano, o Cardeal português D. José Tolentino de Mendonça.

Às 18 horas, a Câmara Municipal do Funchal promove uma conferência de imprensa para apresentar o projecto relativo às áreas públicas da Praia Formosa, uma iniciativa que contará com a presença do presidente da Câmara e do vereador com o pelouro das obras públicas, João Rodrigues.

Desporto

O momento alto do dia será a Assembleia Geral Extraordinária do Marítimo, que acontece às 18 horas, no complexo desportivo do clube, em Santo António.

Assembleia Geral Extraordinária do Marítimo marcada para 27 de Junho

Está agendada para o próximo dia 27 de Junho, uma terça-feira, a Assembleia Geral Extraordinária do Marítimo, que vai ocorrer, pelas 18 horas, no complexo desportivo do clube, em Santo António.

Mas este dia 27 de Junho teve outros eventos que marcaram esta data ao longo dos tempos, traduzindo-se em várias efemérides:

1950 - Começa a intervenção dos EUA na Guerra da Coreia, a favor das forças do Sul.

1953 - É promulgada a Lei Orgânica do Ultramar Português, que elimina a denominação de Império Colonial. Os territórios passam a Províncias Ultramarinas.

1957 - Pela primeira vez, é estabelecida a relação entre o cancro do pulmão e o consumo de tabaco, num relatório sobre tabagismo publicado pelo Concelho de Investigação Médica do Reino Unido.

1976 - Primeiras eleições livres, por sufrágio universal, para a Presidência da República Portuguesa, com a eleição de António Ramalho Eanes, e primeiras eleições regionais, nos Açores e na Madeira.

1980 - A Assembleia da República aprova os projectos de Estatuto de Autonomia das Regiões dos Açores e da Madeira.

1985 - António Ramalho Eanes dissolve a Assembleia da República e convoca eleições legislativas antecipadas.

1991 - Tropas jugoslavas invadem a Eslovénia e a Croácia, 48 horas após a declaração de independência do país.

1997 - A Parada do Orgulho Gay realiza-se na Europa pela primeira vez. A manifestação recorda a chamada Batalha de Stonewall, de 28 de Junho de 1969. 

2003 - A revista Science revela que Investigadores norte-americanos decifraram a estrutura de um anticorpo existente em pacientes resistentes ao vírus HIV

2004 - Durão Barroso, primeiro-ministro português, recebe o convite formal para se candidatar à presidência da Comissão Europeia.

2007 - Nasce o primeiro bebé português concebido por Maturação In Vitro (IMV), uma tecnologia de Procriação Medicamente Assistida.

2013 - Greve geral junta CGTP e UGT. Pedro Passos Coelho torna-se o primeiro chefe de Governo a enfrentar duas greves gerais decretadas pelas duas centrais sindicais.

2014 - Os chefes de Estado e de Governo da UE, reunidos em Bruxelas, indigitam o luxemburguês Jean-Claude Juncker para o cargo de presidente da Comissão Europeia.  

2022 - A Rússia entra em incumprimento pela primeira vez em 100 anos, uma vez que o período de carência para o pagamento de quase 100 milhões de dólares em juros sobre a sua dívida soberana expirou, informa a Bloomberg.

Pensamento do dia

Tem ideia de quanto mal nos fazemos por essa maldita necessidade de falar? Luigi Pirandello (1867-1936), escritor italiano