Monte atingiu os 29 graus durante esta madrugada
Aviso laranja entra em vigor às 9 horas desta segunda-feira, prolongando-se até ao fim da tarde de quarta
O Monte foi a localidade mais quente durante a madrugada desta segunda-feira na Madeira, durante o período em que vigorou o aviso amarelo para o tempo quente.
Às 4h30 da manhã, os termómetros subiram até aos 29 graus celsius naquela freguesia serrana do concelho do Funchal, de acordo com as estações meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A temperatura mínima ficou-se pelos 20,8 graus naquela localidade.
Também a Cancela registou o mesmo valor de temperatura extrema, mas às 8 horas da manhã, no balanço efectuado durante o período em que vigorou o aviso amarelo.
No Funchal, a temperatura máxima atingiu os 25,9 graus às 8 horas, em Santa catarina (aeroporto, Santa Cruz) o termómetro subiu até aos 26,4, também às 8 da manhã ,e o Porto Santo bateu nos 26,4 graus às 7h20.
Os extremos da temperatura máxima vão superar estes valores ao longo do dia. A partir das 9 horas desta segunda-feira e pelo menos até ao final da tarde de quarta-feira, o arquipélago da Madeira está sob aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, devido à persistência de valores muito elevados de temperatura máxima.
O tempo quente e seco no arquipélago da Madeira deve-se à passagem de uma massa de ar tropical proveniente do norte de África.
IPMA lança avisos amarelo e laranja para tempo quente na Madeira
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje avisos meteorológicos à conta do tempo quente que se adivinha ‘aquecer’ o arquipélago da Madeira neste início de semana.
De acordo com as previsões, no Funchal os termómetros deverão subir hoje até aos 34 graus.
Beber muita água, evitar a exposição prolongada ao sol e evitar todo e qualquer comportamentos de risco de incêndio são algumas das principais recomendações à população.
Serviço Regional de Protecção Civil deixa recomendações devido ao tempo quente
Face aos avisos meteorológicos emitidos pelos Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para a Madeira, devido ao tempo quente e seco que vai afectar o arquipélago no início da próxima semana, o Serviço Regional de Protecção Civil deixou hoje algumas recomendações à população.