Marcos Freitas esta manhã, Fu Yu à tarde procuram meias-finais no Ténis de Mesa
Marcos Freitas e Fu Yu procuram chegar hoje às meias-finais do ténis de mesa dos Jogos Europeus Cracóvia2023, dia em que as duas seleções de râguebi sevens têm o mesmo objetivo, perseguindo a vaga direta para Paris2024.
Marcos Freitas tem tarefa difícil diante do esloveno Marko Jorgic, pelas 10:50 locais (09:50 em Lisboa), mas já bateu dois adversários de ranking superior para chegar aos quartos de final e já mostrou estar em bom momento de forma.
Fu Yu, por seu lado, defende o ouro conquistado em Minsk2019 com novo desafio de elevada exigência, contra a monegasca Xiaoxin Yang, que venceu Jieni Shao, já eliminada na Polónia, na final do torneio de singulares femininos dos Jogos do Mediterrâneo Oran2022.
A seleção masculina de râguebi sevens defronta a sempre poderosa Grã-Bretanha já a pensar nas meias-finais (tem os 'quartos' garantidos), mais próximas de Paris2024: o vendedor vai direto, enquanto os restantes ocupantes do pódio avançam para um torneio de repescagem mundial em 2024.
O mesmo desígnio tem o plantel feminino, que fecha a 'poule' com a Turquia, o elo mais fraco, e a sonhar ultrapassar as expectativas e atingir as meias-finais.
No muaythai, e já com o bronze, pelo menos, no 'bolso', Matilde Rodrigues (-57 kg) e Gonçalo Noites (-71 kg) lutam nas meias-finais em busca de melhorarem o que já têm assegurado, com as finais agendadas para terça-feira, em Myslenice.
Duarte Taleigo enfrenta a qualificação no pentatlo moderno e Luís Macedo tenta sair das 'poules' no florete, em que Marta Caride foi eliminada no domingo, com Mariana Alvim e Fabiana Bonito a entrarem em ação na espada, na esgrima.
Joana Castelão saiu no domingo no 10.º posto na qualificação da pistola a 25 metros, 'jogando' hoje a prova rápida pelas 09:00 locais, em Wroclaw, a 273 quilómetros de Cracóvia, com Bernardo Atilano em Tarnow, com o seu melhor ranking internacional de sempre (83.º), a arrancar a fase de grupos no badminton, que é campeonato da Europa.
Em Nowy Sacz, Vanessa Marina procura avançar da 'round robin' do breaking, nova modalidade no programa para os Jogos Olímpicos Paris2024, com Nuno Carneiro nos '16 avos' do tiro com arco.