Madeira

Preço ao produtor "aumentou 17,4%"

None

O sector primário tem um “peso importante” para a economia da Região, a constatação é tanto mais relevante, na opinião do presidente do Governo, que realçou que no ano passado “o preço ao produtor cresceu 17,4%”, o que significa que “a produção está a crescer e o rendimento também”, vincou durante a passagem pelos estábulos da expo-pecuária que decorre na freguesia da Ponta Delgada. 

Com o secretário regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural a seu lado, Miguel Albuquerque enumerou uma série de valores que atestam o aumento de produções: “A banana teve uma produção superior em 24 mil toneladas, o que significa 12,6%, os ovos também com quase 7%, a carne de frango teve um aumento de 3.263 toneladas, mais 2,4%, a carne bovina com 6,2% e a pesca mais 10,5%”.

O chefe do executivo não esqueceu de mencionar o apoio financeiro na casa dos “3,1 milhões de euros aos factores de produção e os 320 mil euros da reserva de crise”, salientou.

No certame que termina ao final da tarde poderão ser contempladas diversas espécies animais, desde caprinos, bovinos, ovinos, aves, suínos e coelhos, distribuídos pelos vários currais disponíveis. Estarão em exposição exemplares da Raça da Terra. Participam na expo-pecuária 12 produtores, com 28 animais.