IPMA coloca Madeira com o Índice Ultravioleta no "extremo"
Entidade alerta que este nível, o maior da escala, é muito perigoso e que "as pessoas devem evitar o mais possível a exposição ao sol"
A exposição à radiação ultravioleta vai apresentar neste início de semana um risco muito elevado em quase todo o território português. No entanto, a ilha da Madeira será a excepção, com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocá-la sob risco "extremo", o mais elevado na tabela.
Tal como já anunciado anteriormente, o Arquipélago da Madeira está sob calor, o que já levou o IPMA a emitir avisos amarelo e laranja para o tempo quente para a Costa Sul, Costa Norte e Porto Santo que entraram em vigor às 12 horas de hoje.
IPMA lança avisos amarelo e laranja para tempo quente na Madeira
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje avisos meteorológicos à conta do tempo quente que se adivinha ‘aquecer’ o arquipélago da Madeira neste início de semana.
Em nota emitida, o IPMA informou que “durante a próxima semana prevê-se uma subida gradual dos valores da temperatura máxima, sendo expectáveis valores da ordem de 30ºC na generalidade do arquipélago da Madeira, em particular nas Vertentes Sul, onde as temperaturas máximas poderão atingir valores da ordem de 35ºC, e humidades relativas baixas, nomeadamente nas terras altas”.
O serviço nacional meteorológico aponta que a temperatura mínima deverá subir para valores da ordem de 21 a 25ºC e que no mesmo período poderão observar-se poeiras em suspensão.
Serviço Regional de Protecção Civil deixa recomendações devido ao tempo quente
Face aos avisos meteorológicos emitidos pelos Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para a Madeira, devido ao tempo quente e seco que vai afectar o arquipélago no início da próxima semana, o Serviço Regional de Protecção Civil deixou hoje algumas recomendações à população.
Mas, além de tudo isto, o Funchal encontra-se, no início da semana, mais precisamente na segunda e terça-feira, também sob risco extremo de radiação ultravioleta, pelo que são requeridos cuidados especiais.
A maior ilha do arquipélago vai estar no nível 11, enquanto a ilha do Porto Santo, à semelhança de muitos outros concelhos do território nacional, tem nível elevado, com a radiação a atingir o nível 10, o segundo valor mais elevado da escala.
O Índice UV varia entre menor que 2, em que o UV é baixo, 3 a 5, Moderado, 6 a 7, Elevado, 8 a 10, Muito Elevado e 11 ou superior é Extremo.
Neste sentido, o IPMA alerta que é muito perigoso e que as pessoas devem evitar o mais possível a exposição ao sol. "Aproveite para descansar em casa", frisa a entidade.
Para os mais corajosos que vão decidir por aproveitar um dia de praia ou piscina, é fundamental adoptar cuidados redobrados para proteger a pele e garantir uma exposição solar segura. É recomendável que usem chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e evitem ao máximo a exposição das crianças. Além disso, é aconselha que mantenham hidratados, ingerindo água regularmente para evitar a desidratação.