Xarabanda apresenta projecto 'a improvisar é q’a gente s’entende' em Santa Cruz
Associação Musical e Cultural Xarabanda apresenta nas festas do concelho de Santa Cruz – SantaFaz 2023 o projecto ‘A improvisar é q’a gente s’entende’, um encontro de repentismo que acontece anualmente no mês de Junho, com a participação de vários artistas improvisadores locais, nacionais e internacionais.
"Reavivar, divulgar e preservar experiências musicais, locais e internacionais, é o propósito de mais uma edição deste evento. E, é com muito empenho e dedicação que a Associação Xarabanda apresenta mais um Encontro de Repentismo, repleto de improvisadores, que na sua diversidade musical e textual, animam as festas de Santa Cruz", sublinha o director do evento, Roberto Moniz.
Este domingo, dia 25 de Junho, pelas 16 horas, sobem ao palco, na Praça Padre Patrocínio Alves, os Cordophonia, um grupo recentemente formado e composto por jovens com menos de 18 anos, que nos irão apresentar o improviso com uma base musical diferente do habitual, mais concretamente em forma de Mourisca.
Pelo palco passará também o Charamba, que este ano estará representado também pelo Porto Santo e o Despique com alguns grupos da região.
Como cabeças de cartaz, destacam-se a Dupla de Repente Brasileiro, Geraldo Amâncio e Guilherme Nobre, acompanhados pelas suas violas dinâmicas.
Do Alentejo, chega a sonoridade da viola campaniça nas mãos de Pedro Mestre, que despicará com o compatriota Luís Baldão.
Refira-se ainda que, no âmbito deste projecto, realizaram-se ontem a conferência ‘A improvisar é q’a gente s’entende’, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santa Cruz, seguida de um debate entre o público presente, que contou com mais de 40 participantes e todos os palestrantes.
Teve ainda lugar, este sábado, no núcleo da Associação Xarabanda em Santa Cruz (localizada na Rua da Ponta Nova, n.º 37, na antiga creche 'O Castelinho') a abertura da exposição 'Tocadores e Cantadores de d’Improviso da freguesia de Santa Cruz’. Esta exposição fotográfica, pretende retratar uma ligação de gerações entre o passado e o presente, reflexo da continuidade desta prática popular de transmissão oral.
O repentismo em forma de despique e charamba são dos géneros mais tradicionais da música popular madeirense. Durante vários meses a Associação Xarabanda desenvolveu um trabalho de pesquisa e de recolha sobre esta forma de expressão artística, que conta com documentário de três episódios que abordam as práticas e os contextos do Charamba e do Bailinho/Despique.
Santa Cruz celebra 508 anos de elevação a vila
"SantaFaz - Festas do Concelho de Santa Cruz” continua hoje, a começar pelas 10 horas, com a realização da sessão solene comemorativa do 508.º Aniversário do Concelho de Santa Cruz. Uma terra cuja história remonta aos primórdios da colonização da ilha.
Este é o programa do último dia das Festas do Concelho de Santa Cruz: