Madeira

Santa Cruz celebra 508 anos de elevação a vila

None

"SantaFaz - Festas do Concelho de Santa Cruz” continua hoje, a começar pelas 10 horas, com a realização da sessão solene comemorativa do 508.º Aniversário do Concelho de Santa Cruz. Uma terra cuja história remonta aos primórdios da colonização da ilha.

Este é, também, um evento ao qual vão acorrer figuras do concelho e regionais, bem como representantes das principais instituições do Estado na Região Autónoma como ‘manda’ a praxe protocolar. A cerimónia irá decorrer na Praça Dr. João Abel de Freitas.

Saiba ainda que o trânsito na cidade de Santa Cruz tem estado condicionado à conta do ‘SantaFaz’ e hoje, sobretudo, não é excepção. Entre as 09h00 e as 10h00 há uma alteração do trânsito no sentido inverso na Rua de São Fernando, junto à Praça de Táxis (entre o Banco Santander e o Pombalense) e até às 13h00 estará encerrada a Rua Dr. José Barros Sousa (entre o Restaurante O Professor e o Edifício dos Paços do Concelho de Santa Cruz). Mais tarde entre as 14h30 e as 23h00 há condicionamento ao trânsito daa rotunda do Hotel Vila Galé até ao acesso ao parque de estacionamento e, também, estará encerrada a Rua da Praia (desde Parque Infantil até ao Mercado Municipal).

Apesar da vila só assinalar 508 anos de elevação por carta régia, “Santa Cruz foi um dos primeiros locais da Ilha da Madeira onde os colonizadores se instalaram, tendo o seu povoamento se iniciado em 1425”, cerca de seis anos após a chegada de João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo à ilha. “Por volta de 1450, foi elevada à categoria de freguesia autónoma, sendo por isso uma das freguesias mais antigas da Madeira”, recorda a Junta na sua própria página. A cidade em si só ganhou estatuto séculos depois, a 2 de Agosto de 1996.

Mas, vamos voltar a recuar. A autarquia relembra na sua página que “quando o descobridor (Gonçalves Zarco) passou por um ‘vale de formoso arvoredo’, no dia 3 de Julho, encontrou cedros velhos tombados pelo tempo com os quais mandou fazer uma cruz, que mandou colocar no cimo de uma árvore, batizando o lugar de Santa Cruz. Atualmente, no meio da Praça Manuelina (Praça Dr. João Abel de Freitas) está um cruzeiro. Ao que parece, a coluna é um reaproveitamento do fuste da coluna em mármore, do séc. XVI, que outrora estava ao lado da fachada axial da Igreja Matriz, lembrando o local onde se levantava a árvore que servia de suporte à cruz-padrão de Zarco, e que foi derrubado por um tufão no ano de 1889”, explica.

“A cruz já deve datar do Séc. XIX. Só nos inícios do Séc. XVI aparecem as primeiras casas cobertas de telha e sobradas na localidade, pertencentes a gente abastada, sendo mesmo a atual Câmara um dos primeiros edifícios de dois pisos a surgir na recentemente criada vila de Santa Cruz (1515). Hoje este edifício, de linguagem tardo-gótica/manuelina, é monumento nacional, por ser um dos raros imóveis onde, desde a sua fundação, a edilidade continua a funcionar”, destaca.

E acrescenta: “Uma pessoa que se destacou na vida social e económica de Santa Cruz foi João de Freitas, fidalgo da casa do Duque D. Diogo (irmão de D. Manuel I) casado com D. Guiomar de Lordello. Regressado em 1511 do norte de África, onde combateu valentemente os Mouros, era homem de confiança do rei D. Manuel I e por isso vai ser recebedor da Fazenda da área de Santa Cruz, do lucrativo comércio do açúcar, chegando mesmo a localidade a possuir uma alfândega para cobrança e exportação do ‘ouro branco’. É ele, efetivamente, quem vai persuadir o monarca a dar o estatuto de município à dita localidade e é, inclusivamente, nas suas próprias casas, onde é reunida a primeira vereação da vila. É graças a esta personalidade que a localidade é elevada a vila a 25 de Junho de 1515, desmembrando-se da Capitania de Machico.”

“A Carta Régia da criação da vila data de 25 de Junho de 1515 e o respectivo foral, que efetivamente vinha constituir a localidade em autêntico concelho, data de 15 de Dezembro de 1515”, sinaliza a autarquia. “Esta separação da Vila de Machico não vai, naturalmente, agradar ao Capitão-Donatário e aos vereadores do respectivo município que se vão opor a tal pretensão, tendo o Capitão, inclusivamente, negado-se a receber a apresentação da Carta à Câmara de Machico. A área deste novo concelho de Santa Cruz foi desmembrada de Machico desde o Porto do Seixo até ao termo do Caniço, abrangendo também um pequeno território da Capitania do Funchal - as terras do Caniço que se localizam a oeste da Ponta da Oliveira”.

Uma história de mais de bem mais de 500 anos e que hoje deve ser honrada por todos quantos nasceram, vivem, trabalham e amam Santa Cruz, uma terra que tal como todas as outras da ilha da Madeira, vai do mar à serra, e encerra uma história que vale a pena ser contada.

OUTROS EVENTOS NESTE DIA

Ainda sobre as festividades de Santa Cruz, pelas 16h00 haverá um Encontro de Repentismo - Improviar é q'e a gente s'entende", promovido pela Associação Cultural e Musical Xarabanda.

Pelas 18h45, decorre uma iniciativa "Contra o Cancro todos Contam", promovido pelo Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Pelas 19h00 decorrerá a Gala RE_CORDIS e às 21h00 haverá uma iniciativa do Fitness Team na Praça Padre Patrocínio Alves.

Entre as 10h00 e as 13h00, a  CMF promove a iniciativa ‘Domingos Ativos’, com uma parede escalada e animação de rua na Placa Central e no Largo da Restauração.

Funchal promove “Domingos Ativos” entre Junho e Setembro com actividades para toda a população - Funchal

Funchal promove “Domingos Ativos” entre Junho e Setembro com actividades para toda a população

Também hoje será realizada a 32.ª Feira do Pão do Lions Clube do Funchal, com Bebidas e Diversos, na Praça do Povo, entre as 10h00 e as 18h00.

Lions Clube do Funchal promove a sua 32.ª Feira do Pão

Evento acontece entre os dias 23 e 25 de Junho na Praça do Povo

A partir das 10h45, a secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, participa nas Tosquias no Chão dos Terreiros (Poiso). Uma das actividades tradicionais e que muitos fazem por manter viva. Susana Prada vai dar o seu aval.

Pelas 11h00, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque visita a Expo Pecuária da Ponta Delgada.           

‘VII Expo-Pecuária 2022’ decorre este fim-de-semana na Ponta Delgada | Diário das Freguesias

A sétima edição da ‘Expo-Pecuária’, iniciativa da Junta de Freguesia da Ponta Delgada, em parceria com a Câmara Municipal de São Vicente, vai realizar-se este fim-de-semana, […]

À tarde, a partir das 16 horas, decorre a 7.ª edição da rampa de carros de pau, com início no Estádio da Madeira e meta em frente à EB1-PE Ribeiro Domingos Dias. A entrega de prémios e convívio terá lugar no átrio exterior e ginásio do Centro Cívico de Santa Maria Maior, a partir das 19 horas. A iniciativa é promovida pela Associação Recreativa e Cultural Amigos dos Carros de Paus de Água de Pena, com apoio do DIÁRIO

Santa Maria Maior anuncia rampa de carros de pau a 25 de Junho | Diário das Freguesias

A rampa de Carros de Pau na freguesia de Santa Maria Maior irá decorrer no próximo dia 25 de Junho, “uma atividade desportiva enquadrada no Campeonato […]

Pelas 18h00 haverá lugar ao concerto ‘Sons da minha Terra’, com Pedro Emanuel Pereira, Miguel Leite e o maestro Vitorino d'Almeida, no Teatro Baltazar Dias.

Pelas 20h00, o início das Jornadas Parlamentares do PS, sob o lema “Ao Lado dos Portugueses: Um crescimento Justo e Solidário”, com a realização de um jantar com a presença do secretário-geral do partido, António Costa, um dos intervenientes da noite, além de Sérgio Gonçalves, líder regional socialista, bem como de Eurico Brilhante Dias, líder do Grupo Parlamentar do Partido Socialista e secretário Nacional do PS.

Os trabalhos terão lugar nos dois dias seguintes no Hotel Pestana Casino Park.

Jornadas do Grupo Parlamentar do PS arrancam domingo com António Costa

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista dá início, no domingo, às suas jornadas parlamentares, que conforme já havia noticiado o DIÁRIO trazem à Madeira o secretário-geral do PS e primeiro-ministro António Costa

EFEMÉRIDES

Estes são os principais acontecimentos registados no dia 25 de Junho, este que é o Dia Nacional do Multimédia, instituído pela Associação para a Promoção do Multimédia e da Sociedade Digital, mas também o Dia Mundial do Marinheiro ou Dia Internacional do Marítimo, estabelecido em 2010 para reconhecer a contribuição dos profissionais da marinha para o comércio internacional no sector, na economia mundial e na sociedade civil.

1760 - É criado pelo Alvará com força de lei o cargo de Intendente Geral da Polícia

1857 - Sai a primeira edição de "As Flores do Mal", de Charles Baudelaire.

1876 - Batalha de Little Big Horn, no Estado de Montana, EUA. As tribos Sioux e Cheyenne batem o 7.º de Cavalaria do general Custer.

1884 - Morre, aos 25 anos, o compositor austríaco Hans Rott.

1901 - Proclamação de Eduardo VII de Inglaterra.

1918 - Grande Guerra de 1914-1918. Forças norte-americanas expulsam as tropas alemãs da floresta de Belleau.

1927 - É fundada a Associação de Cegos Luís Braille.

1939 - A Académica ganha a primeira Taça de Portugal, uma competição que vem substituir o denominado Campeonato de Portugal. No campo das Salésias, o clube de Coimbra vence o Benfica por 4-3.

1943 - Entram em funcionamento a quarta câmara de gás e o mais extenso crematório do campo de extermínio Auschwitz. As forças nazis admitem ter uma "capacidade diária de processamento de 4.756 corpos".

1948 - Morre, aos 47 anos, o escritor Bento de Jesus Caraça, matemático, professor universitário, militante comunista, dirigente do Movimento Nacional de Unidade Antifascista e do Movimento de Unidade Democrática.

1950 - Começa a Guerra da Coreia, com a invasão da Coreia do Sul pelas forças norte-coreanas. As Nações Unidas condenam a ação.

1951 - Primeira emissão de televisão a cor, pela norte-americana CBS.

1959 - Primeira viagem de um hovercraft, entre a ilha de Wright e o Reino Unido.

1960 - A PIDE prende Agostinho Neto e Joaquim Pinto de Andrade, fundadores do MPLA.

1962 - É criada a Frelimo, Frente de Libertação de Moçambique, presidida por Eduardo Mondlane, com a fusão de três movimentos de libertação, UDENAMU, MANU e UNAMI.

1966 - O Vaticano e a Jugoslávia estabelecem relações diplomáticas.

1967 - Os Beatles interpretam "All you need is Love" pela primeira vez.

1970 - Os EUA apresentam novo plano de paz para o Médio Oriente, com o objetivo de um cessar-fogo entre Israel e o Egito.

1975 - Independência de Moçambique, sob a presidência do dirigente da Frelimo Samora Machel.

1978 - A Argentina vence o Mundial de Futebol ao derrotar na final a Holanda, no prolongamento, por 3-1.

1979 - Atentado ao Comandante Supremo das forças da NATO, Alexandre Haig, em Bruxelas. Escapa ileso.

1983 - Primeira bênção dos finalistas da Diocese de Lisboa, na Sé de Lisboa.

1984 - Morre, com 57 anos, o filósofo e historiador francês Paul-Michel Foucault, Michel Foucault.

1986 - Cuba e Brasil restabelecem relações diplomáticas, cortadas 20 anos antes.

1988 - O TEUC, Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra, recebe a Ordem do Infante D. Henrique.

1990 - É criada a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima).

1991 - Portugal e a Espanha assinam, em Bona, o Acordo de Schengen, sobre a livre circulação dos cidadãos.

- A Croácia e a Eslovénia proclamam a independência e a dissolução da Federação jugoslava.

1993 - O Parlamento irlandês revoga a norma que considera ilegal a homossexualidade.

- Toma posse a primeira mulher na chefia do Governo canadiano, Kim Campbell.

1996 - A Assembleia da República aprova a proposta de Lei para o voto dos imigrantes nas eleições autárquicas.

- O Comité de Peritos da UNESCO atribuiu ao centro histórico do Porto a categoria de património mundial.

- A Al-Qaeda ataca a base americana de Khobar, na Arábia Saudita. Morrem 19 militares e 386 ficam feridos.

1997 - Morre o oceanógrafo francês Jacques Cousteau. Tinha 87 anos.

2000 - O Movimento para a Democracia (MDC, formado em 1999), de Morgan Tsvangirai, consegue uma presença expressiva no Parlamento do Zimbabué.

2001 - São libertados os dois últimos reféns portugueses em Cabinda, raptados pela FLEC-FAC a 24 de maio de 2000.

2002 - O selecionador nacional António de Oliveira é demitido, após a eliminação da seleção portuguesa de futebol na fase final do Mundial.

2003 - É destruída a última mina antipessoal do arsenal português nas oficinas de desmilitarização e defesa.

2006 - Timor-Leste. Demitem-se os ministros dos Negócios Estrangeiros, José Ramos Horta, e dos Transportes, Ovídeo Amaral. O primeiro-ministro Mari Alkatiri põe o lugar à disposição.

- Morre, aos 73 anos, António Cardoso, poeta angolano, referência da luta anticolonial, preso três vezes pela PIDE, antigo presidente da União dos Escritores Angolanos.

2007 - É inaugurado o Museu Coleção Berardo de Arte Moderna e Contemporânea, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

- São publicados em Diário da República os decretos-lei que criam a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, que substitui a Agência Portuguesa para o Investimento e integra as atribuições do ICEP Portugal, entretanto extinto.

- Portugal e Argentina assinam um acordo para assegurar ligação aérea direta, através da TAP, entre Lisboa e Buenos Aires, interrompida nos anos 70.

2008 - As alterações ao Código do Trabalho são aprovadas em sede concertação social, sem o apoio da CGTP, que abandona a reunião por considerar não ter condições sequer para discutir a última proposta do Governo.

2009 - Morre, aos 84 anos, Ruy Eugénio Pinto, pioneiro da Bioquímica em Portugal. Dia 24

- Morre Michael Jackson, estrela da canção 'pop' norte-americana. Tinha 50 anos.

- Morre, aos 62 anos, a atriz norte-americana Farrah Fawcett.

2012 - Morre, com 83 anos, Júlio Montalvão Machado, fundador do PS.

2015 - Os líderes da União Europeia, reunidos em Bruxelas, dão o aval ao Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, conhecido como 'Plano Juncker', que pretende estimular a economia europeia com uma verba de 315 mil milhões de euros.

- Os dois maiores partidos espanhóis, o PP e o PSOE, perdem em conjunto mais de 3,17 milhões de votos em todo o país nas eleições municipais.

- Morre, com 93 anos, Patrick Macnee, ator britânico naturalizado norte-americano, estrela da série de espionagem dos anos 1960 "Os Vingadores".

2016 - O médio Renato Sanches, que o Benfica vendeu ao Bayern Munique, torna-se o mais jovem jogador português a marcar na fase final de uma grande competição, frente à Polónia, nos 'quartos' do Euro2016, em França.

- Fernando Pimenta sagra-se campeão da Europa de canoagem, em K1 1000, em Moscovo, na Rússia.

- Morre, com 93 anos, João Augusto Sanguinetti da Costa Carvalho Talone.

- Morre, aos 87 anos, o norte-americano Bill Cunningham, veterano e lendário fotógrafo de moda de Nova Iorque.

2017 - Morre, com 82 anos, o britânico Denis McQuail, professor jubilado da Universidade de Amesterdão e considerado um dos maiores nomes das Ciências da Comunicação a nível mundial, autor de um dos principais manuais de Ciências da Comunicação, "Teorias da Comunicação de Massas".

2018 - Morre, aos 87 anos, David Goldblatt, fotógrafo sul-africano que denunciou o sistema de 'apartheid' na África do Sul.

2020 - O Governo aprova a criação do Programa Bairros Saudáveis, de âmbito nacional, que visa financiar projetos locais de iniciativa participativa, para melhorar as condições sanitárias, inclusive das comunidades afetadas pela pandemia, dispondo de 10 milhões de euros.

- O Liverpool sagra-se campeão inglês de futebol, 30 anos depois, ao beneficiar da derrota do Manchester City no reduto do Chelsea, por 2-1, em encontro da 31.ª jornada da Liga inglesa.

- O primeiro-ministro, António Costa, anuncia a criação de um regime de contraordenações para quem violar as regras estabelecidas no âmbito da pandemia de covid-19, como ajuntamentos ou consumir bebidas alcoólicas na rua, as multas podem chegar aos 500 euros.

- A deputada Cristina Rodrigues, eleita por Setúbal, desvincula-se do PAN e passa a deputada não inscrita, acusa a direção do partido de a silenciar e condicionar a sua "capacidade de trabalho".

- A Comissão Europeia aprova uma ajuda estatal da Alemanha ao grupo aéreo Lufthansa, um apoio à recapitalização de seis mil milhões de euros e um empréstimo com garantia estatal de três mil milhões, dada a pandemia de covid-19.

2021 - O novo presidente do Conselho de Administração da TAP, Manuel Beja, e a nova presidente da Comissão Executiva (CEO), Christine Ourmières-Widener, assumem funções.

- Derek Chauvin, antigo polícia da cidade norte-americana de Minneapolis, é condenado a 22 anos e meio de prisão pelo homicídio do cidadão afro-americano George Floyd, em 25 de maio de 2020.

- Entra em vigor a legislação que permite a morte medicamente assistida em Espanha.

Este é o centésimo septuagésimo sexto dia do ano. Faltam 189 dias para o termo de 2023.

Pensamento do dia

"De homem a homem verdadeiro, o caminho passa pelo homem louco". Michel Foucault (1926-84), filósofo e historiador francês.