Rui Abreu na Venezuela para comemorar o Dia da Região e das Comunidades
O director regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, chega hoje à Venezuela, para uma visita de 10 dias, no âmbito das comemorações do Dia da Região e das Comunidades Madeirenses, que se celebra no próximo 1 de Julho.
De acordo com um comunicado da Direcção Regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu elegeu a área social como principal roteiro da visita, que decorrerá entre 24 de Junho e 2 de Julho e durante a qual serão assinados quatro contratos-programa de apoio a instituições de solidariedade madeirenses com sede naquele país sul-americano.
Serão também atribuídos apoios a quatro instituições de solidariedade social: Lar Padre Joaquim Ferreira, Associação Sonrisa, Sociedade de Beneficência das Damas Portuguesas e Lar Geriátrico Luso-Venezuelano de Maracay.
“São associações madeirenses que fazem um trabalho meritório no apoio à nossa comunidade mais necessitada, que trabalham muitas vezes em contextos económicos e políticos bastante difíceis e com sacrifício pessoal, mas que não esquecem aqueles que precisam de ajuda”, elogiou o director regional das Comunidades, citado em nota de imprensa, na qual recorda que o Governo Regional reservou este ano programas de apoio financeiro a associações da Diáspora.
“Estes mecanismos criados pelo Governo Regional, visam enquadrar uma política de apoio aos madeirenses pelo mundo, através das instituições sociais que, no terreno, desenvolvem esse trabalho social”, acrescenta Rui Abreu.
Com um programa de visita preenchido, o director regional chega à Venezuela por volta das 16 horas (hora local) e desloca-se directamente do aeroporto para o estádio de futebol em La Guaria para assistir ao encontro de futebol do Marítimo. Segue-se uma visita ao Clube de Tanaguarenas, onde juntamente com centenas de pessoas vai participar na Festa de São João.
Rui Abreu vai, também, encontrar-se com o corpo diplomático português na Venezuela, primeiro com o Cônsul-Geral de Portugal em Caracas, Ricardo Cortes, e depois com o Embaixador de Portugal na Venezuela, João Pedro Fins do Lago.
O ponto alto da visita, é a comemoração do Dia da Região e das Comunidades Madeirenses. A data começa a ser assinalada a 29 de Junho, com o concerto da Orquestra Sinfónica da Venezuela, acompanhada pela cantora Gabriela Cabral. Alfonso Lopez Chollet é o director convidado.
A 1 de Julho, Dia da Região e das Comunidades Madeirenses, todos os caminhos vão dar ao Centro Português de Caracas, onde estarão centenas de membros da comunidade, incluindo governantes venezuelanos, portugueses e autoridades diplomáticas, para celebrar esta data.
Durante a cerimónia, o Governo Regional, através da Direcção Regional das Comunidades e Cooperação Externa, vai distinguir seis personalidades como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol das comunidades madeirenses na Venezuela.
As cerimónias encerram com animação a cargo do cantor madeirense Miro Freitas e do grupo ‘San Luís’.
Antes de regressar ao Funchal, o director regional das comunidades desloca-se no dia 2 de Julho ao Centro Cultural Virgem de Fátima de Guatire. Será "um dia especial e de grande simbolismo para todos os madeirenses e descendentes de madeirenses em todo o mundo", assume Rui Abreu.
"No dia da Região e das Comunidades é quando assinalamos e enaltecemos a história da nossa Terra e do nosso Povo, aquele que ficou, mas também aquele que partiu das ilhas da Madeira e do Porto Santo em busca de melhores condições de vida”, sublinha o governante. “Nascia assim a ‘Madeirensidade’ pelas mãos da nossa Diáspora que, honrando os antepassados, levou mundo-fora os valores, as tradições e a identidade madeirense”, conclui.