Ireneu Barreto grato por cinco séculos de história de serviço da GNR na Região
O Comando Territorial da Madeira assinala hoje o seu 14.º aniversário numa cerimónia comemorativa que teve início pelas 10h30 na rua dos Capelistas, entre a Assembleia Legislativa da Madeira e o Comando Territorial da Madeira.
Antigamente tinham a designação de Grupo Fiscal da Madeira, Brigada Fiscal da GNR, e há 14 anos começaram a denominar-se de Comando Territorial da Madeira.
Na cerimónia estiveram presentes, Ireneu Cabral Barreto, Representante da República da Região Autónoma da Madeira e Juiz Conselheiro, Pedro Ramos secretário regional de Saúde e Protecção Civil em representação de Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional e José Manuel Rodrigues, presidente da Assembleia Legislativa da Madeira.
Na ocasião foi anunciado que o Comando Regional foi reforçado com militares com o curso de vigilância de fronteiras nos terminais de cruzeiro e em toda a fronteira marítima da Região.
“Apesar de não possuirmos infraestruturas em todos os municípios, as nossas áreas de activdade são transversais a todos eles. Não seguindo o princípio da competência territorial, mas sim o da competência material”, afirmou Marco Nunes, comandante da GNR.
Ao longo do seu discurso Marco Nunes frisou os números oficiais avançados na Região, desde o início de 2022 até 31 de Maio de 2023. Assim sendo, no âmbito da missão Tributária e Fiscal Aduaneira, o comando contabilizou um total de 2.673 situações ilícitas, que resultaram na apreensão de 1.739 objectos. Foram apreendidos mais de 90.000 mil euros em mercadora apreendida e a detenção de mais de 14 mil litros de bebidas alcoólicas em situação de incumprimento.
No que toca à missão de Controlo de Fronteiras, foram controladas 5.681 embarcações e fiscalizados 19.651 tripulantes que entraram na Região, na mesma interrupção temporal.
Na fiscalização da pesca, declararam 78 contraordenações e a apreensão de 1.706 quilos de pescado, no valor de 9.000 euros e 6.600 euros em material utilizado nestas ‘práticas irregulares’.
Na Proteção de Natureza e do Ambiente, totalizaram 402 infrações ambientais, das quais adicionam 10 crimes na área animal e 1 na área ambiental. Além disso, 15 animais foram recuperados através da linha 'SOS Vida Selvagem' e houve 256 denúncias através da linha 'SOS Território', relaccionadas com animais de companhia.
Na última vertente, Proteção e Socorro, unicamente atribuída à GNR, o comando regional enalteceu as mais de 177 patrulhas e reconhecimentos realizados em toda a Região e 2 intervenções de busca e salvamento. Neste âmbito, e ao nível da formação especializada, está a ser ministrado o primeiro curso de operações Ambiente Montanha.
Gratidão pela história de mais de cinco séculos de serviço da Instituição à nossa Região, um agradecimento pelo apoio que sempre senti dos homens e mulheres da GNR. As evoluções que vimos a assistir ao longo dos anos na Guarda e que revelam as melhores qualidades dos seus membros Ireneu Cabral Barreto, Representante da República da Região Autónoma da Madeira e Juiz Conselheiro
Actualmente o Comando Territorial da Madeira tem 235 mais 15 militares Unidade de Emergência Protecção e Socorro (UEPS).
Na ocasião Ireneu Cabral Barreto anunciou que o Laboratório de Polícia Científica na valência da toxicologia, será inaugurado a 11 de Julho, no mesmo dia em que a Polícia Judiciária comemora 60 anos, e contará com a presença da Ministra da Justiça, Catarina Samento e Castro.