Curso 'Madeira Wine Educator' contou com lotação esgotada e recorde de candidaturas internacionais
Decorreu, ao longo dos últimos cinco dias, a 6..ª edição do curso 'Madeira Wine Educator', que, de acordo com o IVBAM, contou com com lotação esgotada e um número recorde de candidaturas provenientes de todos os cantos do mundo.
Como explica nota à imprensa, este curso técnico avançado destina-se a profissionais do sector do vinho que pretendem estar habilitados e certificados para, na sua vida profissional, ministrar formação sobre o Vinho Madeira. A lição foi leccionada em inglês e termina hoje, tendo estado presentes presentes doze profissionais, de dez nacionalidades diferentes, "o que contribui para uma dinâmica enriquecedora por parte de todos os envolvidos e favorecerá a promoção do Vinho Madeira, além-fronteiras".
"Ao longo de cinco dias, e num total de 30 horas, os participantes tiveram a possibilidade de aprofundar e alargar os seus conhecimentos sobre o Vinho Madeira, abordando temáticas como a história, a viticultura, a enologia, a certificação e o seu consumo", explica.
Além disso, os participantes tiveram oportunidade de visitar vinhas e produtores do sector e assistir a sessões demonstrativas de combinações gastronómicas e mixologia.
A participação neste curso esteve sujeita a parâmetros criteriosos por parte do Gabinete de Ações de Educativas do IVBAM, "priorizando a formação, a experiência e a actividade profissional exercida nos mercados de interesse para o Vinho Madeira". "No total, foram onze formadores, das mais variadas áreas do sector do vinho, entre os quais, colaboradores do IVBAM, enólogos e investigadores da área vínica", informa o IVBAM.
Dado o elevado número de candidaturas, o IVBAM prevê o arranque de mais uma edição ainda no decorrer deste ano, com data prevista para o mês de Novembro.