Incêndio causou danos materiais em fábrica de portugueses na Venezuela
As autoridades venezuelanas estão a investigar as causas de um incêndio que causou elevados danos materiais numa conhecida fábrica de portugueses de produtos de borracha e matéria-prima para a indústria do calçado, em La Yaguara, Caracas.
O incêndio, que não provocou vítimas, segundo fontes da comunidade lusa local, teve lugar quarta-feira na Suelatex, uma empresa gerida por lusodescendentes e fundada em 1960 por dois irmãos naturais de Estarreja.
No combate ao incêndio, segundo o vice-presidente de Gestão de Risco e Proteção Civil, Carlos Pérez Ampueda, participaram funcionários dos bombeiros de Caracas e da proteção civil, e que obrigou à retirada do local "de trabalhadores de empresas e de hotéis adjacentes".
O incêndio provocou uma grande nuvem negra sobre a zona oeste de Caracas e obrigou a suspender o serviço elétrico em várias urbanizações das proximidades.
Criada em maio de 1960 pelos irmãos Francisco Marques Garrido e Joaquim Marques Garrido, a Suelatex foi pioneira na produção local de derivados do composto polímero PVC e resinas, para distintos fins, entre eles pisos e matérias-primas para a indústria do calçado.
O grupo empresarial Suelatex emprega mais de 800 trabalhadores.